Autor: Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
ISBN: 9788535920239
Número de páginas: 376
Sinopse: Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Esse livro maravilhoso é uma carta. Uma longa carta de término que Min escreve para o ex Ed, devolvendo todos os objetos que ela guardou durante o (curto) relacionamento dos dois. Objetos simples - como um pente, tampinhas de garrafa, ingressos de cinema - que faziam com que ela lembrasse dele. Ao longo da carta Min vai explicando os motivos que levaram ao rompimento dos dois desde quando se encontraram na festa de aniversário do melhor amigo da Min.
Desde o princípio você percebe que o romance está fadado ao fracasso. Os dois são diferentes demais. Aquele típico casal que sempre existe - o menino popular da escola, esportista e a menina excluída, diferente, e com poucos amigos, que ama cinema - mas que todos sabem que nunca vão ter um futuro juntos por mais que tentem. (E eles sempre insistem em tentar.)
Mas apesar de já com o título você conseguir prever o final da trama, o bacana é ver o desenrolar das coisas, acompanhar os encontros do casal, e conseguir conciliar as atitudes que ambos têm com namoros reais. Além disso, as ilustrações que acompanham cada "motivo" e objeto descrito para o término, (o que levou com que eu me identificasse com a Min, já que vejo pequenos significados em cada coisinha que encontro e que me levam a imaginar milhares de coisas, hehehe) motivos que ela só percebeu depois, mas que no momento em que aconteceram já tiveram um significado negativo no relacionamento dos dois, apesar de Min ter tentado relevar. Tanto que muitas vezes, ao final da explicação, Min recorre ao título do livro dizendo "(...) e foi por isso Ed, que a gente acabou."
Mesmo com o tema um tanto quanto comum de fim de relacionamentos, é uma história que vale a pena ler por fluir muito bem e ser escrita de uma maneira não-tradicional. E uma curiosidade: todos os filmes, livros, personagens etc citados (e são muitos!) são na verdade fictícios, o que fica claro durante a leitura, mas que demonstra a grande criatividade do autor sob outros aspectos."O negócio de ter o que seu coração deseja é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer."
Avaliação: 4/5
Beijinho,
Nic Kloss.
Esse livro realmente desperta o meu interesse!!! Parece diferente, mas do tipo que te prende de verdade!!! :D
ResponderExcluirBeijão!
http://spaceindaze.blogspot.com
Adoro Desventuras em série, quero muito ler esse livro do autor. Que quote lindinhoo
ResponderExcluirJá li Por isso a gente acabou e o achei espetacular! Uma pena que você não tenha gostado taaaaanto assim
ResponderExcluir