Editora: Schoba
Autor: Breno de Melo
ISBN: 9788580130140
Número de páginas: 216
Sinopse: Marta é bipolar, adolescente, e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos na vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência até que se possa caracterizá-la como Bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos - tentando viver sua própria história de amor - e não apenas o transtorno em si, ou tratando dele.
Fui convidada para participar de um booktour para ler esse livro e divulgar o trabalho de um autor nacional, e, como achei muito interessante a sinopse, concordei. Mas não sei, o livro como um todo não me agradou muito... Achei estranho o fato de ser de um autor brasileiro, mas a história se passar na Argentina. Claro que é muito comum escritores escreverem sobre terras desconhecidas, mas poxa, eu estava esperando um pouco a valorização de nosso país como cenário de uma história tocante, mas ao invés disso me encontro numa história do exterior. Fiquei um tanto quanto desanimada ao iniciar minha leitura.
Apesar da protagonista Marta ser descrita como uma personagem bipolar, eu não consegui captar isso na descrição da personagem. Se não estivesse explícito na sinopse, os desconhecidos de características de bipolaridade não teriam como descobrir que esse é o motivo de Marta ser como é, de agir como age e de pensar como pensa.
Apesar dessa falta de explicação, não deixa de ser uma leitura interessante. Mostra bastante situações que várias meninas passam com relação ao seu primeiro amor, e como às vezes é complicado esquecê-lo quando as coisas não deram certo. A escrita é moderna e flui rápido, dando uma certa leveza à uma história trágica, com uns trechos muito bons que transmitem toda a ideia de retornar ao passado, reviver os bons momentos.
"Psicologicamente, queremos reviver qualquer prazer experimentado. Eis porque muitas garotas tentam reatar com seus ex-namorados, ou buscam inconscientemente tipos iguais, ainda que tenham sofrido em dado momento. Em poucas palavras, depois do sofrimento, elas tem a esperança inconsciente de regressar àquela primeira felicidade experimentada. Também há algo mais que pode impeli-las, chamado amor."
Avaliação: 3/5
Beijo,
Nic Kloss.
gostei do quote, mas a história não me chamou nem um pouco a atenção, não é um livro que eu leria.
ResponderExcluirachei legal voce ter dado a oportunidade ao booktour de conhecer um livro novo, mas o ruim disso é que muitas vezes acabamos nos decepcionando com o desconhecido que encontramos