sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dash and Lily's Book of Dares - Rachel Cohn e David Levithan

Autores: Rachel Cohn e David Levithan
Editora: Knopf Books for Young Readers
ISBN: 0375866590
Número de páginas: 272
Sinopse: "Eu deixei algumas pistas para você. Se você as quer, vire a página. Se não, coloque este livro de volta na prateleira, por favor." Lily deixou um caderno vermelho cheio de desafios em uma prateleira da sua livraria favorita, esperando pelo rapaz certo aparecer e aceitar os seus desafios. Mas Dash é esse rapaz? Ou Dash e Lily estão destinados a trocar desafios, sonhos e desejos no caderno que eles ficam trocando em diversos lugares ao longo de Nova York? Poderia os seus eus físicos se conectarem tão bem quanto as suas versões do caderno? Ou irá acontecer uma cômica incompatibilidade de proporções desastrosas? Rachel Cohn e David Levithan escreveram uma história de amor que irá ter leitores perseguindo estantes de livraruas procurando por um amor (e um caderno vermelho) deles próprios.


A palavra que descreve esse livro completamente é: fofura. Fofura da primeira à última página. Fofura presente em todos os diálogos, palavras e pensamentos.
Eu havia me apaixonado pela escrita conjunta de Rachel Cohn e David Levithan em "Nick e Norah: uma noite de amor e música" e depois de uma certa pesquisa, descobri que aquele não fora o único livro que os autores escreveram juntos. Haviam outros dois (que não foram traduzidos para o português), Naomi and Ely's no kissing list e Dash and Lily's book of dares, cuja sinopse me atraiu mais. Numa olhada no Book Depository, minha irmã acabou comprando-o.
A ideia central do livro é o troca-troca de um Moleskine (um caderninho) vermelho entre os protagonistas, Dash e Lily, a partir do momento em que o garoto o encontra na sua livraria favorita e se sente motivado a descobrir mais sobre a pessoa que preparou os desafios contidos nele. A história se passa na época de Natal, em Nova York, e nos leva a conhecer vários lugares da cidade que parecem ser fascinantes. 
Por motivos pessoais, acabei demorando quase 20 dias para lê-lo, mas era porque eu estava muito desanimada para fazer qualquer coisa que fosse. Nos momentos em que eu me forçava a ler, para me distrair, encontrava uma espécie de refúgio nas palavras deste livro que conseguiam, por alguns momentos (quase sempre a duração de um curto capítulo ou dois) me distrair do que estava acontecendo em minha vida. A narrativa seguiu a mesma linha divertida que eu lembrava de ter encontrado em Nick e Norah, só que desta vez a Rachel Cohn conseguiu me conquistar também com a Lily, a protagonista feminina, que mesmo sendo um tanto quanto infantil às vezes, mas incrivelmente engraçada e espontânea. Já Dash é um pouco mais tímido e centrado, mas impossível não ser cativada pelo ar misterioso dele. E os dois, ainda que completamente diferentes, conseguem se entender e se completar de alguma forma.
O nível de inglês do livro é fácil, mas muitas vezes encontrei algumas gírias com as quais não estava muito familiarizada e fiquei perdida num primeiro momento. Mas não foi nada impossível de entender o que queriam dizer pelo contexto. 

Avaliação: 5/5


"The important people in our lives leave imprints. They may stay or go in the physical realm, but they are always there in your heart, because they helped form your heart. There is no getting over that."


Beijo,
Nic Kloss

10 comentários:

  1. Oh, no, mais um livro pra minha lista de futuras leituras! Você comprou no Book Depository? É que eu amo livros fofinhos <3

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas a capa não me chamou muito a atenção e nem tentei descobrir sobre o que era, mas agora que você explicou a história, fiquei morrendo de curiosidade! Nunca li Nick e Norah, mas assisti ao filme e não curti muito.
    Esse livro parece muito legal, e como prometi que tentaria ler pelo menos um livro em inglês por mês, provavelmente essa será uma das minhas próximas compras, já que a leitura é fácil\. Adorei a dica!!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ler.

    refletindomake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Creio que mais para o meio do ano vou tentar me aventurar na leitura de livros em inglês e esse certamente entrará entre minhas opções. Ainda não li Nick e Norah mas sempre leio comentários positivos sobre o livro. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Queria tanto saber ler em inglês, sei muito pouco e estou adiando a séculos o curso que já deveria ter feito, o livro parece ser muito bom, mas diante da minha ignorância na língua de origem terei que me contentar em esperar que ele seja pulicado aqui no Brasil...

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, respondi uma tag/selo e te indiquei.
    Espero que você responda.
    http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br/2014/01/primeiro-selo-do-blog.html

    ResponderExcluir
  7. Nick, será que alguém só com inglês bem básico consegue ler?
    Abraços.
    http://booksalloveryou.blogspot.com.br/p/blogs-parceiros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe! Acredito que consiga sim, esse livro é considerado nível fácil para leitura e não tive problemas, a não ser com algumas gírias.
      Um beijo,
      Nic

      Excluir
  8. Oi! Primeiro, uma pergunta: você é fluente em inglês? Eu sou louca, louquinha pra ler esse livro, mas só tem em inglês, né... Eu até que consigo ler e entender algumas coisas, mas tenho medo de arriscar.

    E, meu Deus, Nick e Norah! ♥ Ainda não li o livro (sou LOUCA para lê-lo), mas o filme é um dos meus preferidos. E o fator "o autor de Nick e Norah é o autor de Dash and Lily" só me faz querer ler ambos os livros mais do que já quero! ♥

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Não me considero fluente em inglês pois nunca tive o contato diário necessário para essa fluência, mas considero meu inglês bom, entre um nível intermediário e avançado, já que assisto filmes e séries sem problemas.. Uma pena que só tenha em inglês mesmo, mas blogs mais especializados em leituras em outras línguas, também classificam a leitura desse livro como de nível mais fácil, então acredito que valha a pena você arriscar!
      Um beijo,
      Nic

      Excluir