quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Elixir - Hilary Duff & Elise Allen

Editora: Editora iD
Autora: Hilary Duff e Elise Allen
ISBN: 9788516070717
Número de páginas: 280
Sinopse: Com seus 17 anos, Clea Raymond vem sentindo o brilho dos holofotes desde que nasceu. Filha de um renomado cirurgião e uma importante política, ela se tornou uma talentosa fotojornalista, refugiando-se em um mundo que a permite viajar para diversos lugares exóticos. No entanto, após seu pai ter desaparecido em uma missão humanitária, Clea começa a perceber imagens sinistras e obscuras em suas fotos revelando um belo jovem - um homem que ela nunca viu antes. Quando o destino faz Clea se encontrar com esse homem, ela fica espantada pela conexão forte e instantânea que sente por ele. Conforme se aproximam e se envolvem no mistério do desaparecimento do pai de Clea, eles descobrem a verdade secular por trás dessa intensa ligação. Divididos por um amistoso triângulo amoroso e assombrado por um poderoso segredo que afeta seus destinos, eles embarcam em uma corrida contra o tempo para desvendar os seus passados e salvar suas vidas - e seus futuros.

   Acho que a primeira coisa que eu preciso falar sobre esse livro é que ele me surpreendeu. A Hilary Duff é atriz e cantora, mas de uma hora para outra passa a ser também escritora? Resolvi que ia ler esse livro para ver se ela tinha tanto talento nesse ramo quanto nos outros, e acabei ganhando o livro de aniversário de um amigo. Enrolei um pouco para começar a ler, mas quando eu comecei, terminei em um dia.
   A história é interessante, apesar de meio "sobrenatural", que não é meu estilo preferido. Só deixou a desejar ao misturar demais as coisas, como o Elixir da vida, aparição de fantasmas em fotos, "Zumbis" (me desculpem, mas não achei outra palavra para descrever), triângulo amoroso, mãe ausente, pai desaparecido e etc. A escrita é de fácil compreensão e o seu ritmo de escrita é bom, apesar de toda essa "mistureba" de temas, a leitura flui. Um problema é o tamanho dos capítulos, que são muito grandes, com mais de 20 páginas cada um. Eu particularmente não gosto muito de capítulos tão compridos, acho um pouco cansativo, mas apesar disso, li ele bem rápido (dias de chuva na praia colaborando, haha).
   Os personagens são bem construídos, mas as autoras pecaram em uma coisa: os personagens parecem mais velhos do que realmente são. Por exemplo: Clea tem 17 anos, mas pelas suas características e atitudes, dá a impressão de na verdade, ter 22. Ela é muito independente, trabalha como fotojornalista viajando pelo mundo quando bem entende, viaja de férias toda hora e tem a mãe ausente. Isso para mim não é uma característica de adolescente de 17 anos. Além disso, ela é muito dramática, parece que ela vive em uma novela mexicana em algumas partes. Gostei bem mais da Rayna, a melhor amiga da Clea, ela é bem mais prática, resolve os problemas com facilidade e pronto, e é bem mais animada e divertida.
   Uma coisa que me incomodou, e que me incomoda em quase todos os livros em que o Brasil é cenário, é que todos os autores internacionais sempre fazem uma imagem de que nosso país é só: praia, carnaval, Rio de Janeiro, samba e futebol. É claro que o país é conhecido por essas coisas, mas ele não é só isso, tem muitas culturas diferentes, estilos musicais diferentes, e outras cidades tão belas quanto o Rio. Não tenho nada contra, só acho que não se pode generalizar que o Brasil é só isso. Desculpa o desabafo aqui gente, e se pareci rude. :p
   Apesar desses fatores, o livro é legal, interessante, e estou ansiosa para ler a sua continuação. Não só por ser um estilo diferente do qual estou acostumada a ler, mas também para ver o desenvolvimento da escrita da Hilary e da história, que termina em um momento muito UAL.


Beijinhos, Nic Kloss.

10 comentários:

  1. ah, sou doida pra ler *-*

    engraçaddo né, mas eu tenho a impressão que nos livros americanos, geralmente é assim,... personagens mais novos parecem mais velhos mesmo...
    não sei se é realmente assim lá (me parece que sim, já que eles se tornam independentes mais cedo que nós) ou talvez seja pela visão dos autores né xD

    :**

    http://la--lullaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. e nossa, detalhe a parte importantíssimo... D:
    nunca tinha visto que tinha outra autora junto com a hilary!
    nem tem o nome dela na capa, verdade? D:
    o que não fazem pra dar mais destaque a coisa né? obviamente o livro tem um número grande em vendas pelos fãs da hilary , mas não precisavam 'esconder' a outra D:

    hahahaha

    :**

    ResponderExcluir
  3. Uhm... estava curiosa sobre esse livro, mas não moveria um dedo para ler ele...
    Agora acho que vou dar uma chance...
    E a imagem do Brasil é sempre estereotipada, afinal lá fora devem pensar que o Brasil é o Rio de Janeiro ¬¬¨

    ResponderExcluir
  4. Eu vi algumas resenhas sobre esse livro, e eu fiquei com muita curiosidade de ler, mas a ultima resenha que eu li sobre ele eu não entendi nada HADUSHADUSHA Com a sua resenha me deu mais vontade e digamos que quebrou o preconceito que eu tinha com ele, sem falar que eu adorei o blog! lindo!... e realmente o Brasil é sempre um estereotipo, sempre praia, carnaval e samba u-u e eu também acho uma injustiça o nome da outra autora não aparecer na capa :/

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Elixir! Abraços!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro também me chamou a atenção por ser da Hilary. Adoro ela como cantora e atriz, mas duvidei muito que ela pudesse ser escritora também. Quero muito ler pra poder tirar a dúvida, mas não conhecia a história até sua resenha (adorei, por sinal!) e ela não me empolgou muito.. Ainda assim quero ler!

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,vai rola um meme no meu blog, dá uma conferida!Se você gostar é só se inscrever!
    http://ideiaampla.blogspot.com/2012/02/meme-2012-o-blog-do-mes-de-marco_03.html
    Bjs, Espero você lá!

    ResponderExcluir
  8. muito boa a resenha, porém a estória não me chamou a atenção, e realmente, o Brasil é sempre generalizado dessa maneira, o que me deixa profundamente irritada.

    beijos
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  9. É mesmo gente, foi uma jogada totalmente de marketing não colocarem o nome da outra autora na capa ;/ O Brasil sendo estereotipado, já é "de praxe" também né... :c

    ResponderExcluir
  10. Li com tanta vontade por ser de uma artista que eu gosto muito, mas não gostei :x

    ResponderExcluir