sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O caçador de pipas - Khaled Hosseini

Autor: Khaled Hosseini
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368
ISBN: 9788520920343
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


O livro "O caçador de pipas" é um relato do personagem Amir sobre a sua vida no Afeganistão durante a sua infância, momento muito marcado pelo convívio com seu amigo Hassan, e a continuação de sua história nos Estados Unidos depois de fugir de sua terra natal durante o regime totalitário que tomou conta do país. E anos depois, Amir retorna ao Afeganistão para tentar consertar um erro que cometeu no passado e o assombrou durante toda a sua vida.
Amir não é um personagem pelo qual você nutre grande simpatia, devido às suas várias demonstrações de mesquinharia e egoísmo. Mas ainda assim, é um personagem possível de compreender e em certo ponto admirar, com o desenrolar da trama.
A escrita de Hosseini é intensa, e em certos momentos até poética, abordando com genialidade temas polêmicos, questões humanitárias, arrependimentos de uma vida e sentimentos de amor e amizade. Além disso, a narrativa foi construída de uma maneira que passa verossimilidade e gera uma grande reflexão acerca do seu próprio comportamento. É impossível negar que esse é um livro denso, que fica remexendo na sua memória mesmo muito tempo após terminada a leitura. Uma história que não será esquecida, e fez com que eu me questionasse porque demorei anos para ler esse livro incrível.

"Éramos Homaira e eu contra o mundo inteiro. E ouça o que lhe digo Amir, jan: no final, o mundo sempre sai ganhando. As coisas são assim, pura e simplesmente..."

Avaliação: 5/5

Beijo,
Nic Kloss

OBS: Essa resenha faz parte do Desafio Literário - Skoob 2014 para o mês de Janeiro, onde o tema é Livros que viraram filmes.

8 comentários:

  1. O que posso dizer é que se trata de uma comovente historia que pode ate a arrancar algumas lagrimas. E um dos fatos interessantes é que se passa em um mundo totalmente diferente do que estamos habituados, o Afeganistão. Assim, podemos conhecer mais da sua cultura e historia.

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro há muito tempo na minha estante e nunca dei uma chance para ele. Sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo, não sei se vou conseguir ler esse ano - já que não é uma prioridade - mas um dia eu pretendo realmente realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oieee, te convido a conhecer meu cantinho, nele conto como estou fazendo para conseguir engordar (sim, engordar!!! rs). Passa lá pra conhecer minha história.
    Te espero.
    http://blogqueroengordar.blogspot.com.br/
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!
    Esse livro é simplesmente emocionante, até chorei algumas vezes em umas partes do livro, mas não se emocionar é impossível.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Menina esse livro é lindo,
    li ele por indicação e foi uma das melhores leituras da minha vida..
    Fico feliz que também tenha gostado da leitura.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu ainda não li nenhum livro do autor? Mas minha mãe é uma fã incondicional, já dei todos os livros dele para ela e ela se emocionou com todos.
    Agora só resta eu dar uma chance para ele, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi Nic, acredito que esse seja o único livro que eu assisti a adaptação e não li o livro. O filme mexeu muito comigo e terminei com aquela sensação de aperto no peito. Não sei se tenho coragem de ler o livro é triste demais.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Eu amei demais esse livro. Me apaixonei por ele e quando fui ver o filme, foi aquela decepção. A história é uma lição de vida.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir