segunda-feira, 7 de abril de 2014

Resenha Dupla: O chamado do Cuco - Robert Galbraith

Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Número de páginas: 447
ISBN: 9788532528735
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.


Ká Andrade
Surpreendente. Pelo menos, achei o final surpreendente e muito bom. Nesse livro de estreia de Galbraith - não tão estreia assim né, J.K.?- somos apresentados a Strike, um detetive particular que sofreu um acidente no exército e acabou de ser abandonado por sua noiva e que passa a investigar a morte da famosíssima modelo Lula Landry.
A policia de Londres concluiu que a morte de Landry foi suicídio, quando a jovem despencou de sua cobertura, porém, o irmão de Lula não acredita nessa hipótese a procura o detetive para que ele reestude o caso.
Na obra, somos apresentados à diversos personagens interessantes como Robin, uma secretária temporária muito inteligente e pró-ativa, conhecemos os problemas pessoais de Strike e ainda tomamos conhecimento sobre o mundo da moda e das coisas que acontecem em uma investigação policial.
Acredito que a história foi muito bem desenvolvida e o final, claro e muito bem escrito. Minhas suspeitas eram totalmente avessas ao apresentado, mas mesmo assim adorei! Recomendo para quem gosta de histórias com suspense e investigações policiais, pois este tem isso e mais um pouco!



Avaliação: 4,5/5


Nic Kloss
Os livros que seguem a tendência de suspense ou policial, geralmente não são aqueles que eu dou preferência na minha lista de desejados ou leitura. Mas não tive como adiar por muito mais tempo a leitura deste livro já que o coloquei como a opção para o mês de Março do Desafio Literário que eu e a Ká estamos participando, e só tenho a dizer que fiquei curiosíssima para saber o que o próximo volume dessa série me apresentará.
Cormoran Strike é um detetive que está falido e recebe a oferta de investigar o suspeito suícidio de uma famosa modelo britânica e se envolve com todas as forças nessa atividade, juntamente com a sua assistente temporária Robin, e para isso precisam contatar pessoas que não querem falar e descobrir, quem na verdade não está contando tudo que sabe sobre aquela noite que Lula Landry caiu da sacada de seu apartamento.
Todo mundo no meio literário sabe que esse livro na verdade foi escrito pela J.K. Rowling, autora de Harry Potter. Então, para mim que amo a série do bruxo, foi impossível não gostar da narrativa dela, que se desenvolve de uma maneira nova e extremamente inteligente, fazendo uma transição muito boa entre os personagens (já que a narrativa se dá em terceira pessoa) e consegue conectar os fatos sem deixar nenhuma lacuna a preencher, e é claro, surpreendendo o leitor no final (minhas suspeitas não procederam :[ )! Os personagens tem sua história pessoal misteriosa que vai sendo desvendada ao longo do livro e desperta o interesse de conhecê-los mais a fundo, e cada um tem sua participação essencial na solução do mistério.
Demorei mais do que o habitual na leitura desse livro (levei praticamente o mês de março inteiro), porque não tive muito tempo disponível para a leitura, mas nos poucos momentos que conseguia me dedicar a ele, era inegável a vontade que eu tinha de não abandonar o livro jamais e continuar sabendo mais sobre a história fascinante de Strike.

Avaliação: 4.5/5


Beijos, 
Ká e Nic

16 comentários:

  1. Hey
    Que bacana a ideia de duas opiniões :)

    Ainda não li nada da autora, acredite, nem pelo pseudo.
    Eu queria começar com esse mesmo por ser suspense, investigação.. adoro!
    Mas me emprestaram HP ontem, vai ser ele mesmo.

    Parabéns pelas resenhas

    beijos e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. È um livro que eu leria, mas não tá na minha lista de leitura no momento.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho uma preferência por livros de suspense e investigação policial, sempre são os que mais me prendem a atenção. Eu ainda não tenho este livro, mas gostaria de já ter lido. A capa é muito linda né.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey, Ká.
    Tudo bem?
    Eu amo Harry Potter, é um livro perfeito, muito bem escrito e etc. Mas confesso que não tenho vontade de ler as obras que a J. K. escreveu após o livro, elas não me conquistaram pela premissa e tal. Por isso não leria nem esse livro e nem Morte Súbita. Mas adorei a resenha dupla, adoro resenhas duplas <3.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum dos outros livros da autora por falta de oportunidade, mas pretendo ler esse antes do outro. Apesar de não amar muito a temática policial, acho ela maravilhosa no que faz, portanto, eu já estou dentro.
    Fico feliz que você tenha gostado.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Meninas!

    Adorei a resenha dupla. Eu gosto muito de tramas policiais. Elas sempre conseguem me envolver e prender do início ao fim. Estou curiosa para conhecer essa nova faceta do J. K. e descobrir como ela transita sobre um tema tão diferente. Pela resenha de vocês parece que muito bem.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da autora, confesso que não leria HP, mas estou numa árdua sede para ler esse livro.
    Achei bem legal a ideia de vocês de fazer resenha dupla. É uma forma de ter dois pontos de ideias sobre a mesma coisa. Ficou bem divertido isso.
    Adorei seu blog, visite o nosso, será uma satisfação. Se gostar e tiver interesse em seguir, só nos avisar que iremos retribuir com muito carinho.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  8. HUm...adorei! É bom ver a opinião de duas pessoas sobre uma mesma obra. Quero muito ler, adoro suspense e a capa é linda.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha dupla, meninas! Estou com Morte Súbita na minha estante faz séculos e até hoje não peguei para ler. Gosto muito de HP e quero dar uma chance as outras obras da autora e espero gostar.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo história policias e espero gostar desse outro lado da autora. Estou esperando meu primo me emprestar hehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas,

    Para começar nunca li nada da J.K. Sim, eu nunca li HP e nem tenho vontade, mas esse livros lançados pela autora pelo pseudônimo de Robert Galbraith parecem ser do jeito que eu gosto.
    Esses livros policiais me atraem e se o final for inteligente e surpreendente, é ainda melhor.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Eu também fui bastante surpreendida no final! Gosto bastante de romances policiais e eu preciso começar a ler mais livros do gênero, sempre acabo sendo envolvida na história e fico super ansiosa para descobrir o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. Oi, gente!
    Adorei a resenha dupla. Como fã da J. K., mal posso esperar pra ler esse livro!
    E tem um fator adicional: adoro histórias policiais! ♥
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Aii, confesso que ainda não li esse livro por puro medo. Sou fã da JK e de Harry Potter, mas Morte Súbita foi a maior decepção literária que já tive. Tenho medo de ler O Chamado e constatar que a JK só serve pra escrever HP, sabe? Mas enfim, vocês falaram bem... quem sabe eu não dou uma chance

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente a leitura desse livro não me causou o mesmo efeito. Foi lenta, empurrei com a barriga e quando chegou no final... Achei extremamente previsível, situação que acho inaceitável quando o livro é de romance policial.Eles geralmente tem que nos surpreender, O chamado do cuco não chegou nem perto disso.
    Em todo caso eu gostei dos personagens e a narrativa dela continua maravilhosa.
    Talvez eu goste do segundo, rs
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Quando eu soube que JK Rowling tinha escrito um livro policial, fiquei louca para conferir. Afinal, diferente da Nic, eu adoro literatura policial.
    Estranhei um pouco no começo porque achei a narrativa meio lenta (e por se tratar da JK eu esperava algo eletrizante), mas depois que entrei no ritmo, aprecei muito. Concordo com a Ka: a história foi muito bem desenvolvida e o final, além de inteligente e surpreendente, amarrou todas as pontas.
    Estou ansiosa pelo próximo.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir