sexta-feira, 16 de maio de 2014

Azul da cor do mar - Marina Carvalho

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788581633732
Número de páginas: 334
Sinopse: Acaso, destino ou loucura? No caso de Rafaela, pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando da Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços –, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas?

 Recebi esse livro de parceria e um dia, de bobeira, resolvi ler o Prólogo. O que aconteceu foi que, logo nas primeiras páginas, a autora apresenta o mistério que dá nome ao livro, e isso me despertou a curiosidade. Isso e a escrita da Marina, que inclusive me fez devorar a história. É uma narrativa leve e divertida, e em alguns momentos a personagem até conversa com o leitor.

 Diria que o estilo da autora se parece com o da Paula Pimenta pela facilidade de tornar fatos cotidianos tão envolventes, com a diferença de que a Rafa não é adolescente: está se formando na faculdade de jornalismo e já conseguiu, inclusive, um estágio. Adorei a personagem porque ela não faz a linha de menininha coitada, ela corre atrás do que quer e bate o pé quando é preciso.

 No início de cada capítulo, há um trecho de uma espécie de manual para se escrever uma matéria de jornal, o que é interessante, visto que a maior parte da história decorre em uma editora de jornal - o que, pra mim, tornou tudo ainda mais legal - mas, confesso, não achei que fizeram muito sentido com o conteúdo dos capítulos.

 O ponto negativo do livro é que a história é muito previsível. Nos primeiros capítulos já dava para saber qual seria o desfecho e, inclusive, a explicação para o mistério. A maneira como a autora desenrolou os fatos, alterando até o comportamento de alguns personagens durante o livro, não soou natural. Mas, mesmo sabendo o final, alguns acontecimentos conseguiram me surpreender.

 Recomendo a leitura para quem 'tá afim de uma leitura envolvente, bonitinha e divertida!

Avaliação: 4/5

Beijo,
Ná Mazzilli

9 comentários:

  1. Olá!

    Li o primeiro livro da autora Simplesmente Ana e concordo contigo quanto a sua narrativa. Ela é bem leve e gostosa de acompanhar e transforma fatos cotidianos em envolventes. Confesso que estou curiosa com esse livro, mesmo que pela sinopse já imagine o final, gosto desse tipo de livro para relaxar.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, to doida pra ler esse livro da Marina. Uma pena a história ser um pouco previsível. Mas se a leitura é envolvente, acho que já vale a pena, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi duas resenhas desse livro , falaram bem até , gosto de livros que me prendem na leitura !

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a achar que este livro está me perseguindo, rs
    Meu amigo fala dele, vejo resenhas dele por tudo quanto é canto...
    Não tem como não ficar curiosa!
    Beijos,

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o livro!
    é um previsível mas vale a pena dar uma olhada =)
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Marina Carvalho, mas tenho interesse em conhecer a escrita da autora. Tenho mais interesse do que em Simplesmente Ana. Acho essa capa muito bonita!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente não tenho nenhum interesse em ler esse livro. Ah...tô um pouco saturada de histórias previsíveis e clichês.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Um pena que toda resenha que vejo do livro diz ser previsível.
    Mas, quero ler ele pra conhecer a escrita da autora, nunca li nada dela.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ná

    Esse livro é uma fofura só. Fiz a mesma besteira que você. Comecei a ler só para ver como era e início e de repente estava tão envolvida que não queria parar até chegar ao final.
    A história é bem clichê, mas a escrita da Marina é deliciosa e super envolvente.
    Impossível não se apaixonar.
    Quero uma continuação, porque aquele final me deixou insatisfeita.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir