segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Claros sinais de loucura - Karen Harrington

Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575071
Número de páginas: 256
Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

Esse livro se diferencia de tudo que eu já li. Sarah, a protagonista, tem uma história de vida meio trágica - a mãe tentou afogá-la quando tinha apenas dois anos - mas de forma alguma a garotinha encara a vida dessa maneira. Mesmo tendo que lidar com a grande repercussão da tentativa de assassinato e loucura da mãe, Sarah ainda consegue ser uma garota espirituosa e extremamente divertida que está apenas tentando ter uma vida normal, um verão cheio de experiências, e um relacionamento com os pais.
Assim, em seu verão, Sarah narra suas preocupações com relação ao primeiro beijo, ao trabalho que irá ter que apresentar no próximo ano escolar sobre sua árvore genealógica (tendo que revelar a todos sobre a loucura de sua mãe), seus vizinhos, e relata seus principais anseios familiares para Atticus Finch, personagem de "O sol é para todos" (aumentando minha vontade de ler este clássico). 
O livro se torna fascinante por sua narrativa e as características de personalidade da menina, principalmente sua espontaniedade e espiritualidade. Por muitas vezes, esqueci que a garota acabou de completar 12 anos, pois ela apresenta pensamentos muito maduros e grande reflexão sobre temas importantes, e me levou a refletir, e também aprender, sobre determinados assuntos, relacionamentos e a minha própria vida. Mas sem nunca deixar de ter uma pitada de humor e diversão.
É um livro recomendadíssimo, não importa a sua idade e o tipo de literatura que prefere.

Avaliação: 4/5

"As pessoas em geral são o que decidem ser, não importa daonde vieram."

Beijos,
Nic Kloss

2 comentários:

  1. Oi Nic

    Esse parece ser o tipo de livro que trata de assuntos densos de uma forma leve e cheia de lições para nossa vida. Tenho ele no meu Kobo e já li outras resenhas bastante positivas sobre ele. Personagens jovens com uma mentalidade madura demais, as vezes soam inverossímeis para mim, mas vou arriscar porque sinto que será uma leitura maravilhosa e inesquecível.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Nic, tudo bem?

    Também adorei o livro. Achei que a autora soube balancear bastante a questão da "loucura" e a vida de adolescente normal que a Sarah tenta ter. Gostei mt

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir