Editora: Leya
Autora: Eliane Brum
ISBN: 8580441234
Número de páginas: 175
Sinopse: Esta obra trata da relação de mãe e filha. Desde que seu pai deixou a família, diante de circunstâncias surpreendentes, a jornalista Laura e sua mãe, Maria Lúcia, mantêm uma relação distante, quase inexistente. Porém, um sério problema de saúde de Maria Lúcia acaba forçando a convivência das duas novamente.
Quando comecei a lê-lo, achei diferente. Nunca tinha lido uma história sobre mãe e filha que não tenham uma boa relação, ou melhor, relação nenhuma, porque essa não é uma situação comum. Mas a medida que a história foi se desenvolvendo, passei a não gostar tanto assim.
Laura não teve uma boa relação com sua mãe desde a infância e tem muitas memórias perturbadoras para comprovar isso. Maria Lúcia, nunca teve um bom relacionamento com ninguém e também não tentou ter. Ambas tem uma história de vida complexa e surpreendente que só é contada aos poucos e depois de descobrirem que Maria Lúcia está muito doente.
O que mais me interessou, é como "Uma duas" foi escrito, de três maneiras distintas. Duas são feitas por Laura, mas apenas uma como ela mesma. A outra, é em 3ª pessoa, onde Laura, sendo jornalista e como sempre quis escrever um livro, escreve a história das duas de um olhas que ela acredita que os outros estão tendo sobre a situação. E finalmente, a terceira é feita por Maria Lúcia em seus momentos de dor, onde ela escreve cartas explicando todo o seu passado. Além disso, o livro só possui parágrafos e as falas dos personagens estão todas "misturadas" dentro dele, o que pode parecer confuso mas não é.
Apesar de eu não ter achado a história uma daquelas que prende a sua atenção até o último, não é uma leitura ruim. Foi muito boa para "mudar de ares" um pouco e ter um momento de reflexão sobre relacionamentos familiares.
Avaliação: 3/5
Beijo, Nic Kloss.
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais agora que li a sinopse e a resenha, me interessei.
ResponderExcluirNão sei, achei esse livro do tipo que eu posso gostar
ResponderExcluir