segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ladrão de olhos - Jonathan Auxier

Autor: Jonathan Auxier
Editora: Leya
Número de páginas: 424
ISBN: 9788580442700
Sinopse: O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu! 


 Precisei respirar fundo sete vezes antes de começar essa resenha, mas vamos lá.


 Esse livro é uma aventura. Uma aventura de um garoto cego que, ainda assim, é incrivelmente bom com seus dotes de ladrão. Peter Nimble é um menino forte, corajoso e honesto, o que soa muito contraditório. Mas eu não gosto de aventuras. Isso significa que as 424 páginas do livro se arrastaram tanto, mas tanto, que eu desejei abandonar a leitura. Não abandonei porque eu tinha um compromisso com a editora e com vocês, que nos lêem, de fazer uma resenha sobre o livro e não sobre metade dele.


 De qualquer maneira, valeu a pena ler até o final. O final, sim, é maravilhoso e me deixou encantada. Aliás, a história é toda bem articulada e bem pensada: tem lições, mistérios e até um toque distópico. Os personagens, apesar da pouca idade de alguns, são muito bem feitos. O único problema é que a história não conseguiu me prender. Eu gostaria de explicar o porquê, mas eu só sei que lia 30 páginas e tinha a impressão de que não havia acontecido nada interessante.


 Acho que o ponto é: O autor não conseguiu encontrar o ritmo certo para esse tipo de história. Talvez tantos detalhes ficassem bons num romance, mas não em uma aventura sobre crianças - e, provavelmente, para crianças. É isso, então. A escrita é boa, a história boa, mas não essas duas coisas juntas. Espero que tenha dado para entender.


Avaliação: 3/5






Beijos,
Ná Mazzilli

4 comentários:

  1. Entendo o que vc passou lendo 'O ladrão de olhos', as vezes o livro tem tudo para ser ótimo, mas ou falta alguma coisa, ou como vc disse, algumas coisas não encaixam. Já teve algumas vezes em que lia algum livro e não gostava de cara e largava, e depois de algum tempo recomeçava a leitura e ela fluia! Acho que tem a ver com o momento que a gente tá tbm, não sei se expliquei direito..
    Achei a sinopse interessante, mas não sei se é um livro que eu compraria assim de cara, e tem o fato de que personagens principais muito jovens não são meu tipo favorito de protagonista.

    ResponderExcluir
  2. livros que só o final é bom são complicados ein!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ler este livro, vc falou q o final é bom, e a capa é linda, e a sinopse é intrigante! Parabéns pela resenha, Bjo Fran

    ResponderExcluir
  4. Eu estou super curiosa para ler esse livro, li várias resenhas, algumas positivas e outras negativas e quero formular minha própria opinião.

    Adorei a resenha :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir