domingo, 8 de julho de 2012

O anel de noivado - Danielle Steel

Autor: Danielle Steel
Editora: Record
ISBN: 8501022217
Número de páginas: 301
Sinopse: Em uma Alemanha mergulhada na guerra e no ódio, a bela Kassandra von Gotthard, esposa de um banqueiro influente, se apaixona por Dolff Sterne, escritor alemão de ascendência judaica. O casal de amantes acaba vítima das atrocidades nazistas e são brutalmente assassinados.
O viúvo de Kassandra presenteia a filha Ariana com o anel que um dia pertencera à esposa. No entanto, a fúria de Hitler leva a jovem a ser presa e separada da família. Inexplicavelmente, um oficial nazista revela-se a única esperança para a órfã, a possibilidade de fuga para os Estados Unidos. 
Em seu novo país, o passado de Ariana parece então perdido para sempre. E seu futuro, incerto. O anel passa então a ser a única ligação que restou com seu pai e seu irmão. A esperança de unir seu passado ao seu futuro.


Surpreendentemente, bom. Há uns dois anos, eu estava na praia com a minha família e fui num Sebo com a minha irmã. O velhinho do Sebo me disse que esse livro era muito bom e como estava apenas R$8, eu comprei. Mas, nunca havia me interessado em lê-lo. Ele ali, sempre na minha estante, e eu aqui. Enfim, depois da maravilhosa trilogia de Jogos Vorazes, decidi que precisava ler algo diferente e ele me veio a mente. E não me arrependo.

A história tem três momentos: o de Kassandra, uma mulher que apesar de casada com um rico banqueiro que à sua maneira ama, se vê apaixonada por um belo escritor alemão que lhe mostra uma realidade completamente diferente. Mas, os tempos estão muito difíceis e é a guerra que acaba por dar um fim nesse belo romance. O momento de Ariana, filha de Kassandra, que teve pouquíssimo contato com a mãe. Uma linda garota que aos 18 anos se vê sem família, desesperançada, completamente sozinha e com uma raiva imensurável da guerra e de todos os nazistas. Mas, que ganha uma nova chance de vida na mão de um Oficial que é diferente de todos os outros. E por fim o de Noel, filho de Ariana, que não conheceu a guerra, porém que pode ainda vir sofrer as consequências do passado de sua mãe.

O que eu mais gostei nesse livro é que em cada um dos "momentos", tem um clímax. Um ponto em que você pensa que finalmente tudo vai se ajeitar ou que nada mais irá dar certo. Todos os personagens são bem montados e se encaixam perfeitamente. Aparecem os acasos do destino, a realidade dura da guerra na Alemanha e ao meu ver, todos os personagens passam por alguma perda muito marcante por conta da mesma.

Amei o desfecho e por fim os encaixes da história. Os personagens que se completaram e como no fim, apesar da guerra ter trazido muitas perdas, acabou trazendo na vida de Ariana e Noel alguns ganhos. E o mais importante, a lição de como o pensamento do "majestoso Hitler" não pode acabar com a felicidade dos alemães por todo o sempre.

Avaliação: 4/5

Beijos, 
Ká Andrade


4 comentários:

  1. gosto muito de livros com "clímax" como você disse, esse parece ser bem interessante =)

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que passam em um momento histórico, mas meu preferido mesmo é o nazismo. Não que eu goste do nazismo, pelo contrário, mas eu o acho tão curioso... haha
    Enfim, esse livro parece ser bem emocionante. Nunca tinha ouvido falar dele, apesar de já conhecer sua autora. Espero poder lê-lo um dia :D

    ResponderExcluir
  3. não gosto de livros com momentos históricos =(

    ResponderExcluir
  4. Esse livro poderia virar filme, tenho certeza que estouraria nas bilheterias, pois essa não conta apenas a história de uma família por três gerações, nos mostra as dificuldades que muitos passaram durante a 2ª guera mundial e a própria história desta terrível guerra. Li este livro a uns 17 anos atrás, eu tinha apenas de 17 anos e nunca tinha me interessado pela 2ª Guerra Mundial, não sabia nada sobre ela, apenas tinha ouvido falar, mas depois que li o livro busquei tudo sobre esta guerra, (não fiquei buscando os personagens porque sei que são fictícios, mas a guerra aconteceu de fato) e até hoje, qualquer coisa sobre a 2ª guerra me chama a atenção. Acho importante a autora ter colocado no livro nomes de políticos como Hitler, como os alemães capturavam os judeus e as cenas de cadáveres amontoados uns sobre os outros, isso me fez buscar o que de fato foi a 2ª guerra mundial, antes de ler este livro eu jamais imaginei que esta guerra foi algo tão demoníaco, que ainda hoje reflete sobre a humanidade.

    ResponderExcluir