sábado, 18 de agosto de 2012

A hospedeira - Stephenie Meyer


Editora: Intrínseca
Autora: Stephenie Meyer
ISBN: 9788598078595
Número de páginas: 560
Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Fabuloso! 
Acredito que essa palavra não chegue nem aos pés do que é essa história. Uma das melhores que li nos últimos tempos. Totalmente completa, inovadora e surpreendente. 
Enfim, é um ficção que envolve um romance daqueles bons, trazendo a tona um monte de questionamentos. O livro conta a história de Mel e Peg ao mesmo tempo. Mel, uma jovem fugitiva, que se vê presa em seu próprio corpo. E de Peg, uma alma que ao entrar no corpo de Mel se sente uma invasora, mesmo que isso no "mundo das almas" seja completamente errado. E é assim. A todo tempo você bate com os conflitos das duas personagens (que são uma só), entende o lado de uma e analisa o ponto de vista da outra. 

A história gira em torno do corpo de Melanie com a alma de Peregrina. Quando uma alma ganha um corpo hospedeiro, geralmente, a mente a qual esse corpo pertencia é "trancafiada" e a nova "dominadora" passa a ter controle de tudo. Entretanto, não foi isso que aconteceu. Ao acordar, Peg se viu ouvindo tudo o que Mel ainda pensava, sentindo todos os seus sentimentos e por algumas vezes sucumbindo a suas vontades.

Demora muito tempo para que Mel passe a confiar pelo menos um pouquinho em Peg e comece a contar seus segredos. Vagarozamente, ela mostra quem é Jared, cara de importância fundamental na vida de Melaine e  com mais cuidado ainda é que Mel fale de seu irmão Jaime, seu bem mais precioso.

Porém, conforme os meses vão correndo e os sentimentos de Melaine afetando Peregrina é que ambas se veem totalmente confusas quanto aos seus pensamentos e ações e finalmente Mel conta toda sua trajetória para Peg. Tendo consciência de tudo, Peg - que comanda o corpo - decide encontrar aquilo que seu coração mais precisa, pessoas que ela ao menos sabia que poderia amar: Jared e Jaime.

Assim, as duas saem em busca do esconderijo de humanos que o tio de Mel possui e quando já desistiram e estão a espera da morte, uma luz (literalmente) aparece e as coisas mudam drasticamente. Aquele grupo de humanos passa a ter que conviver com uma invasora, Jared passa a ter que lutar e entender que Peg e Mel estão juntas nessa e Jaime começa a viver como gente grande cedo demais.

De forma geral, depois que Peg encontra com os outros humanos sua vida muda. Ela passa a compreende-los, conviver com eles, respeitá-los e aos poucos, eles vão cedendo também. Mas, nem tudo é tão simples.  Além de muitos ainda não aceitarem sua participação na pequena comunidade, Peg acredita que veio com um propósito à Terra e ao finalmente encarar aquilo que considera certo pode nunca mais encontrar a felicidade novamente.

Não sei se consegui me expressar muito bem em relação a esse livro. Mas, não me canso de dizer que ele é apaixonante, envolvente e maravilhoso. Se você tem qualquer tipo de preconceito com a Meyer, vai perder depois de ler esse livro. Mel, Peg, Jared, Ian, Jaime... todos irão conquistar você!

Avaliação: 5/5

Beijos,
Ká Andrade


5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Já li A Hospedeira e infelizmente não gostei. Achei o começo sem pé e sem cabeça e o restante da história bem confusa. Abraços!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o fabuloso!! Amo o livro, apesar de ter DETESTADO o início da história. Mas mantive a leitura e valeu a pena!
    Beijos! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu aaaamo a hospedeira é um dos meus livros favoritos, apesar do começo chatinho e complicado, rs.
    Adorei a resenha e concordo completamente com o "Fim de preconceito contra a Meyer". Esse livro é incrivelmnte apaixonante e perfeito haha. Amei mesmo!
    beeijos :**

    ResponderExcluir
  4. Me surpreendi com a resenha, já que é um livro que sempre olhei torto. Ouvi muitas pessoas que abandonaram no início e fiquei com a impressão de ser totalmente monótono. Mas, depois da tua resenha, é melhor pensar um pouco a respeito e quem sabe ler no futuro =)

    ResponderExcluir
  5. Não vou mentir que não tenho um certo preconceito com a Meyer, é mais forte do que eu. Pelos comentários e sua resenha, acho que vou dar uma chance para o livro, pode não ser agora agora que eu leia, mas vou dar uma chance. :)

    ResponderExcluir