Às vezes me pergunto como os autores definem o nome dos personagens de suas histórias, e sempre chego a conclusão de que deve ser extremamente difícil escolher um nome agradável e que combine com a personalidade da pessoa que você quer criar. Na maioria dos casos, a junção desses dois aspectos é tão boa, que nem pensamos na possibilidade de outro nome ter sido pensado para um personagem que amamos.
Há algum tempo, no site da Superinteressante, vi uma matéria sobre 8 personagens famosos da literatura que quase tiveram outro nome, e resolvi compartilhar com vocês, para vocês verem se preferem os nomes que esses personagens receberam ou como quase foram chamados.
Como os conhecemos: Lucy, Edward e Susan Pevensie (ou Lúcia, Edmundo e Susana Pevensie).
Como eram chamados: O único dos irmãos da família Pevensie que manteve seu nome desde os primeiros rascunhos do livro foi Peter (ou Pedro) Pevensie, o mais velho deles. Seus irmãos eram chamados de Ann, Martin e Rose. Na versão brasileira, provavelmente ficariam como Ana, Martim e Rosa. Além disso, outra mudança importante foi na ordem de nascimento: na primeira versão de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, Peter era o mais novo.
Como o conhecemos: Gandalf, o cinzento.
Como era chamado: Bladorthin, O Cinzento. Não achei que combinou muito, mesmo tendo assistido apenas aos filmes. Mas essa era a ideia original de Tolkien para esse personagem. Em notas escritas a lápis com os primeiros pensamentos sobre “O Hobbit”, o autor anotou que Gandalf seria o nome do chefe dos anões e Bladorthin seria o grande mago. Depois que mudou de ideia, Bladorthin virou apenas o nome de um rei morto que é mecionado apenas uma vez em toda a obra pra lá de prolífica de Tolkien.
Como era chamada: O sobrenome original da bruxa era “Puckle”. Mas Rowling percebeu que o nome “não era adequado a ela de jeito nenhum”. Por isso, decidiu mudar para um nome mais apropriado para a natureza séria da personagem.
Como era chamado: O robô depressivo era chamado de Marshall em homenagem a um amigo do autor, o comediante Andrew Marshall. Segundo o próprio Adams, a personalidade do amigo tinha muito a ver com o androide paranoico.
Como era chamada: Holly, vivida no cinema por Audrey Hepburn, virou ícone cultural. Mas o que pouca gente sabe é que nas primeiras versões do livro seu nome era, na verdade, Connie Gustafson.
Como eram chamados: As anotações deixadas por Conan Doyle indicam que ele considerou o nome “Sherringford” para o famoso detetive. Além disso, o assistente de Holmes originalmente se chamaria “Ormond Sacker”. Mas parece que o escritor decidiu que era um nome estranho demais e mudou para John H. Watson.
Na lista, há ainda outros dois personagens, mas resolvi deixar para vocês verem ao visitar o site! haha.
Acharam muito esquisitos os nomes considerados? Particularmente, prefiro os que ficaram definidos!
Beijinho,
Nic Kloss.
Nossa, não sabia disso!!! Não consigo imaginar a Hermione com outro sobrenome, nem os Pervensie com outro nome... Ainda bem que trocaram! Combina muito mais :D
ResponderExcluirBeijos! Raquel
http://spaceindaze.blogspot.com
Nossa eu não sbia disso não O__o
ResponderExcluirmto legal meew !
Ahh olha so indicamos um meme pra vc no noso blog viiw !
adoro seu blog !
bjOos
http://chacombolacha.blogspot.com.br/
Não imagino Lúcia, Edmundo e Susana e nem Gandalf com outro nome. Esse sobrenome que a Hermione iria ter é super estranho.
ResponderExcluirBianca
Um Universo Fantástico
Puxa, que interessante, nem sabia disso!
ResponderExcluirAinda bem que o Gandalf permaneceu com esse nome, é até mais fácil para pronunciar, e acho que é mais a cara dele mesmo. :)
Beijos
Eni
www.doseliteraria.com.br