sábado, 4 de agosto de 2012

Resposta certa - David Nicholls

Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls
ISBN:  9788580572049 
Número de páginas: 352

Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... 


 Antes de julgar o trabalho do autor, quero fazer uma observação sobre o trabalho da editora: Não houve revisão. É simplesmente impossível que tenha passado pelas mãos de um revisor uma edição com tantos travessões nos lugares errados e palavras repetidas. Isso me assustou um pouco, porque costumo adorar o trabalho da Intrínseca e, dessa vez, os erros estavam visíveis e não foram poucos.

 Então, todo mundo sabe que eu sou fã de Um dia. Mas agora é um fato: eu sou fã do David Nicholls. Não, esse livro não é tão bom quanto o anterior, mas também é ótimo. Na verdade, a história é fraca: Brian é um babaca (e não babaca tipo o Dexter, babaca tipo - você nunca beijaria esse cara) que vai para a faculdade estudar Literatura Inglesa (yey!) e a única coisa que ele faz lá é... ser um babaca.

 Mas acho que esse é realmente o ponto: não importa o que David diz e sim o que ele quer dizer. Porque, sob o ponto de vista de Brian, enxergamos questões sobre política, relacionamentos, juventude, auto-conhecimento e sobre como, sabe, ás vezes a vida é mesmo muito decepcionante. E a gente tem que lidar com ela da melhor maneira possível então, talvez, uma hora as coisas virem para um lado bom.

 A narrativa é incrível e os personagens são interessantes, mas a história é fraca e o enredo é bobo. Ainda assim, eu não consigo dar menos de cinco estrelas para um livro que mexeu tanto comigo, que me fez pensar e me despertou sentimentos. Eu amo o David Nicholls e acho que todo mundo deveria amar também. Rs.

Avaliação: 5/5

Pessoas são pessoas, se você me perguntar, e elas se levantam e caem de acordo com seus talentos e méritos, com seu trabalho. E pôr a culpa em quem tem um divã em lugar de um sofá, ou quem toma chá, em vez de jantar, é só uma desculpa, reclamação e autopiedade de quem pensa pequeno...


Beijos,
Ná Mazzilli

3 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro!
    Tenho Um Dia aqui para ler, preciso conhecer esse autor! :)
    Adorei a resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o David Nicholls seja um ÓTIMO autor, todos falam muito bem das obras dele, mas ainda não tive oportunidade de ler! Amei a resenha e mal posso esperar para ler "Resposta Certa", mesmo com erros na revisão (odeio isso!!!)
    Beijos, Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Livros que são impressos com vários erros de edição.. É complicado.
    Uma pena que não tenha achado a história tão boa, mas acho que só por ser do David Nicholls vale a leitura!

    ResponderExcluir