sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Nem tão teen: Milan Kundera

 Preparem-se para uma explosão de amor.
 Ok.
 É com muito ciúmes que venho apresentar a vocês, nessa coluna que eu adoro fazer, um autor que conheci no começo do ano passado e fez meu coração bater mais forte. Vou contar pra vocês: Em Janeiro de 2012 eu estava andando pela livraria e encontrei - naquela edição linda da Companhia das letras - o A insustentável leveza do ser. Não tinha visto o filme, mas andavam falando muito bem dele e eu resolvi comprar, mesmo receosa de não entender bulhufas. Acabou que eu li em poucos dias e, quando terminei a leitura, estava extasiada. Como o autor conseguiu me dizer tanto sobre a vida e o amor em tão pouco!
 Fiquei com vontade de ler mais coisas dele, mas nesse monte de lançamentos infanto-juvenis eu acabava nunca comprando nada dele. Aí, esse mês, eu estava passeando em uma livraria muito linda e decidi que ia sair com algo lindo de lá. Peguei A valsa dos adeuses porque o nome é lindo, assim, sem nem saber do que se tratava. E passei horas deliciosas refletindo sobre a humanidade com o autor. Depois de terminar de ler o livro, me senti como da última vez: mais recheada, sabe? Como se tivesse descoberto muitas coisas, cruéis ou bonitas, em um livro.
 Como já falei um pouco como conheci e minhas experiências com os dois livros e não tenho muito o que dizer sobre as histórias, vou deixar pra vocês verem as sinopses. E, como sou muito boazinha, espero que se interessem e procurem Milan Kundera para ler porque é muito amor.


A valsa dos adeuses
Em um pequeno balneário decadente, oito personagens se ligam de maneiras improváveis. Esterilidade, amor não correspondido, adultério, depressão, aborto: Kundera reúne neste romance todos os elementos que podem perturbar o amor. Pares se encontram e desencontram como se rodopiassem ao som de uma valsa. A música dá partida para o tema inicial do livro: a gravidez indesejada de uma jovem em contrapartida ao desejo de ser mãe que leva as mulheres até a estação de águas. Aos poucos, Milan Kundera nos apresenta a outros pares, a outros temas. E, através desses personagens, o autor levanta questões mais do que nunca atuais, como a ética dos processos de fertilização, a traição entre amigos, os limites da paixão, as armadilhas do ciúme, o despertar do erotismo, a necessidade de tomar as rédeas da própria vida ou morte.

A insustentável leveza do ser
É um livro em que o desenvolvimento dos enredos erótico-amorosos se conjuga com extrema felicidade à descrição de um tempo histórico politicamente opressivo e à reflexão sobre a existência humana como um enigma que resiste à decifração - o que lhe dá um interesse sempre renovado. Quatro personagens protagonizam essa história - Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.





Ainda quero ler:









Isso é tudo, pessoal!
Beijinhos, Ná Mazzilli.

13 comentários:

  1. Nunca li "A insustentável leveza do ser", falha gravíssima, mas pretendo consertar isso em breve. Tenho um livro dele, que já li há muito tempo e nem me lembro mais do contexto, mas vi que vc citou ele no post, "O livro do riso e do esquecimento", acho que vou reler para relembrar a estória.

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa sua história com o autor!
    Simplesmente amei os títulos dos livros, principalmente: A valsa dos adeuses, A insustentável leveza do ser, Risíveis amores e A arte do romance.

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo! A Insustentável Leveza do Ser é o livro favorito da minha mãe (que não leu tantos livros assim) e eu sempre achei o título o máximo. Amo títulos curiosos que aparentemente não têm nexo, haha, e eles raramente me decepcionam! Mas ainda não li nenhum Kundera...
    Tou seguindo e adorando o blog!

    Beijos,
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fofa!
      Eu também amo títulos assim, sempre compro livros que desconheço só por ter um nome peculiar haha
      bjs!

      Excluir
  4. Wow! Finally I got a weblog from where I be able to genuinely get
    helpful information concerning my study and knowledge.



    Feel free to visit my web blog: diet pills side effects

    ResponderExcluir
  5. If some one needs to be updated with hottest technologies
    after that he must be pay a quick visit this website and be up to date
    everyday.

    Here is my blog post: muscle and joint pain

    ResponderExcluir
  6. I simply couldn't depart your website before suggesting that I extremely enjoyed the usual information a person supply to your guests? Is going to be again regularly in order to check up on new posts

    Feel free to visit my site; buyaltawhite.eklablog.com

    ResponderExcluir
  7. What's up, the whole thing is going well here and ofcourse every one is sharing facts, that's really good, keep up writing.


    Here is my page - Breast Actives

    ResponderExcluir
  8. I'm amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that's both equally educative and
    entertaining, and let me tell you, you've hit the nail on the head. The issue is something that too few people are speaking intelligently about. I am very happy that I came across this during my hunt for something relating to this.

    Have a look at my website - buy virility ex

    ResponderExcluir
  9. I'm really enjoying the design and layout of your blog. It's a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and
    visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Fantastic work!

    Here is my webpage - breast actives

    ResponderExcluir
  10. Thanks on your marvelous posting! I actually enjoyed reading
    it, you're a great author. I will always bookmark your blog and will often come back at some point. I want to encourage you to definitely continue your great posts, have a nice holiday weekend!

    Also visit my website ... buy smoke deter

    ResponderExcluir
  11. I know this if off topic but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get setup? I'm assuming having a blog like yours
    would cost a pretty penny? I'm not very internet savvy so I'm not
    100% certain. Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
    Appreciate it

    Also visit my web-site - venapro

    ResponderExcluir
  12. If you are going for best contents like I do, only go to see this web site
    all the time for the reason that it provides quality contents, thanks

    Also visit my page :: virility ex cape town

    ResponderExcluir