quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Thirteen reasons why - Jay Asher

Autor: Jay Asher
Editora: Razorbill
ISBN: 9781595141880 
Número de páginas: 332
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 




Essa é a primeira resenha de um livro que eu li em inglês que farei aqui no blog. E também é o primeiro livro em inglês que li por vontade própria (porque já tinha lido antes, mas eram aqueles livros de curso, então não conta muito né?  haha).
É necessário começar pela maneira com a qual a história é contada. Através de fitas. Fitas, aquelas mesmas, cassete, que nossos pais escutavam. Clay recebe essas fitas pelo correio e não tem ideia sobre o que elas tratam. Mas ao começar a escutá-las, ele percebe que a garota pela qual estava apaixonado as gravou antes de cometer suicídio. E durante as treze fitas que gravou, ela explica como as pessoas que estão recebendo essas fitas para escutar, tiveram importância na decisão que Hannah tomou.
Alguns dias antes de receber as fitas, Clay tinha recebido em seu armário do colégio um mapa, cheio de estrelas vermelhas marcando lugares da pequena cidade onde mora. Ao escutar as histórias de Hannah, ele pode acompanhá-la pelos locais que sediaram os principais acontecimentos de sua vida e de certa forma, vivenciar aquilo com ela.
O livro é intercalado entre as narrações de Hannah e os pensamentos de Clay, sobre fatos que ele já conhecia e outros que ficam claros somente agora com as explicações de Hannah. 
Impossível não se emocionar e não refletir.
"It's only a block away, and maybe it's not a red star on her map , but it should've been. It's a red star to me."
Avaliação: 5/5


Para quem tiver interesse em saber, será lançado um filme baseado no livro, mas ainda não se tem confirmado quais atores estarão no elenco.


Beijo,
Nic Kloss. 

3 comentários:

  1. Ah, eu adoro esse livro! Sério que terá filme? Não sabia disso, achei bem legal, vou querer ver *-*

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom!
    Já foi colocado na lista de desejadoss!

    ResponderExcluir
  3. Que legal voce ler em inglês!! Eu nao entendo direito nao ia dar muito certo :/ achei muito legal a história do livro, o clay parece ser muito fofo!!!!

    ResponderExcluir