domingo, 9 de outubro de 2011

Minha vida fora de série: 1ª temporada - Paula Pimenta

Editora: Gutemberg
Autor: Paula Pimenta
ISBN: 9788580620054
Número de páginas: 408
Sinopse: Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma.


   Quando soube, não gostei muito da autora de Fazendo meu filme lançar outra série de livros com os mesmos personagens e nem quando soube que a história se passaria três anos antes. Mas esses dois fatos que pensei que seriam negativos, na verdade não foram.
   Por mais que a personagem principal tenha 13 anos, o livro não é infantil e consegue fazer com que, quem já passou por essa idade, relembre de como esse início da adolescência pode ser complicado. A decepção do primeiro amor que parece que nunca vai passar, a expectativa do primeiro beijo, a relação com pais e irmãos, e ainda detalhes pelos quais nem todas as pessoas passam, como mudar de cidade, e ter de fazer novos amigos e recomeçar. E para quem ainda não chegou lá, o livro aborda de uma maneira muito engraçada as melhores maneiras de sair das enrascadas que todas caímos, com os conselhos da mãe e da cunhada da Priscila.
   A Pri é o tipo de personagem que eu gosto. É simpática, divertida, criativa. E não importa o que tenha acontecido com ela, ela não se deixa abalar, tenta sempre encontrar a melhor maneira de lidar com os problemas que surgiram, e sempre de uma maneira que nos diverte ao máximo. Seja como ela faz para se adaptar à nova cidade, como se aproximou de seus novos amigos, a maneira que ela se declara para o menino que ama, ou até como ela defende o que acredita.
   Um detalhe que eu amo nos livros da Paula (principalmente eu que sou viciada em filmes e séries), são as frases ou diálogos no início de cada capítulo, que te dá uma expectativa do que está por vir. Quando você está prestes a iniciar um novo capítulo, você lê o pequeno trecho logo no comecinho dele e precisa logo recomeçar a ler para ver o que vai acontecer!
   O jeito da autora de escrever é encantador, é como se tudo que você sempre quis ler estivesse em apenas um livro: aquele que está em suas mãos. É assim com os três volumes de Fazendo meu filme, e agora com Minha vida fora de série.
Beijos, Nic Kloss.




Um comentário:

  1. Eu nunca li nenhum livro da Paula Pimenta, mas quero muito ler a série "Fazendo Meu Filme", embora esse esteja me tentando! Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir