sexta-feira, 15 de junho de 2012

Considerações sobre ler em inglês

Oi!

 Tenho minha lista de blogs que não fico sem visitar, e o Amount of words está entre eles. A Giu, que é uma fofa, lê muitos livros em inglês e fala sobre eles no blog. Claro que isso me deixou com cada vez mais vontade de ler aqueles livros, especialmente depois desse post ótimo que ela escreveu. Então, um belo dia eu fui na Fnac e escolhi um livro que tivesse a capa bonita (sim) para ser o primeiro livro que eu leria em inglês.
 Acontece que eu nunca fui boa em aprender línguas diferentes. Fiz seis meses de um curso de inglês mas simplesmente morria de preguiça de ir pro curso e decidi parar. Ou seja, meu inglês se resumia a isso e ás aulas da escola. Eu nem poderia dizer que falo inglês. Como era de se esperar, o livro que eu comprei em Dezembro ficou parado na minha estante até o final de Maio desse ano, quando eu finalmente resolvi que era hora de tentar lê-lo de verdade.
 Eu estaria mentindo se dissesse que entendi absolutamente tudo. É claro que algumas coisas eu deduzi sem entender completamente a tradução e é claro que alguns detalhes mínimos da história passaram despercebidos. Mas, ainda assim, eu me surpreendi ao ver que, quando eu desistia de traduzir e só me deixava levar, a história fluía. E, com o passar dos capítulos, foi ficando natural. Acredito, aliás, que acabei aprendendo algumas palavras novas sem perceber. Os trocadilhos eram a melhor parte, pois eu sabia que eles se perderiam na tradução.
 O livro, que se chama Absolutely Maybe, é muito legal e quero que vocês comentem se gostariam que eu fizesse uma resenha sobre ele. De qualquer maneira, o ponto desse post é: Se você nunca leu em inglês, tente. Não é como se eu fosse alguém no mundo pra dar conselhos, mas posso dizer que me deu um orgulhozinho ao ver que acabei o livro inteiro em menos de uma semana. O problema, agora, é que minha lista de livros para comprar duplicou!

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar.


Beijos, 
Ná Mazzilli

7 comentários:

  1. Ler em inglês sempre me pareceu um desafio, mas depois do primeiro livro vc se acostuma e nem se importa mais! Eu quero q vc faça a resenha sim!! é super legal conhecer novos livos estrangeiros!

    ResponderExcluir
  2. Eu leio bastante em inglês. Tipo, também não entendo tuuudo tudo, mas dá pra ter uma boa noção. Uma boa dica é começar lendo algum livro que você já tenha lido em português, pra começar devagar. E depois ir "aumentando o nível" hehe Quem sabe um dia não dá pra ler todinho e entender tudo, né? ;)
    Beijos! Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler em inglês no início do ano, mas foi depois de muita enrolação. Uma amiga tinha me enviado o ebook de Lola and the Boy Next Door e mesmo estando louca para ler esse livro (afinal é companion de Anna e o Beijo Francês^^) nunca me animava. E ainda eu sabia que tinha que começar a ler em inglês a qualquer momento, porque já estou há quase cinco anos no inglês. Aí até que eu coloquei a meta de ler pelo menos esse nesse ano. Quando comecei a ler senti um pouco de dificuldade, mas aí depois de um tempinho a leitura foi fluindo e comecei a descobrir palavras que eu não conhecia só pelo contexto. Foi muito bom e li em menos de uma semana. Há um mês li Stolen em inglês também e amei, principalmente porque o nível é bem fácil. :)
    Beijos flor!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal você ter comentado isso, tem um monte de gente que fica com um pé atrás pra saber se arrisca um livro em inglês ou não, eu acho que vale a pena, só dá pra saber tentando. Hoje eu prefiro até a escrita original do que a traduzida, depende muito, claro. E com certeza a gente quer a resenha de Absolutely Maybe ,né! hahah

    Mi - http://cheirolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu nunca tentei e nem acho que teria o mesmo sucesso que você porque o que eu sei de inglês é o que aprendo da escola (quase nada) e o restante é ouvindo música ou assistindo série, quero fazer curso e depois que começar a fazer acho que posso arriscar rs'

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Falo inglês fluente, já fiz intercâmbio e adoro ler em inglês! Muitas vezes as traduções que fazem não são tão boas quanto no original. Adoraria ver a resenha do livro que leu Ná! :)

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler em inglês, mas sempre me falta coragem pra comprar, fico meio na dúvida se vou conseguir entender o livro e tals.. Gostei das dicas, quem sabe eu não compre algum agora ;)

    ResponderExcluir