sábado, 8 de março de 2014

Quando eu era Joe - Keren David

Autora: Keren David
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 318
ISBN: 9788581633398
Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.


O começo da leitura do livro de estréia da Keren David já me deixou animada. Gosto de livros que envolvam um pouco de suspense e gostei da forma como a autora aborda o assunto. Londres retratada nesse livro é uma cidade perigosa, onde garotos de 14 anos tem que andar com facas e há facções grandes e perigosas para calar a boca de quem atrever-se a abri-la.

Conhecemos então Ty, garoto de 14 anos, já na delecia, testemunhando sobre o crime que presenciou no parque próximo à sua casa. Tyler é um garoto meio bobo, que vivia à sombra do melhor amigo Aaron e que tem uma mãe jovem e incrível. Depois de dar seu testemunho e ser escoltado para casa, Ty e Nic sofrem um atentado e a partir daí são colocados no programa de proteção à testemunha e suas vidas mudam.

Ty vira Joe, que é seu oposto. Garoto extrovertido, bonito e que faz um tremendo sucesso na escola. Nic vira Michelle, porém, a mudança não lhe faz tanto bem e seu relacionamento com o filho fica abalado. Como Joe, o personagem é literalmente outra pessoa, mas ainda sim esconde fora o segredo de sua personalidade algo relacionado à noite do assassinato.

Muitas coisas acontecem durante o livro. Joe e Michelle, assim como seus parentes (a avó e tias de Ty) estão em perigo constante  e quando Clare entra na vida do jovem garoto é que ele descobre que ser Joe pode não ser tão simples assim.Em alguns momentos a personalidade de Ty influencia nas decisões de Joe, o que me irritou um pouco. Mas, de forma geral, eles são pessoas completamente distintas.

Apesar do livro ser regado de bastante drama adolescente, trata também de assuntos importantes, como o bullying, as gangues e o que elas fazem com os jovens e os perigos da vida do crime. O desenrolar da história é bem interessante e o final, me deixou de queixo caído. Espero que a continuação da história seja lançada em breve!

Para quem gosta de livros que misturem um pouquinho de romance, com mistério e suspense (não muito profundos, mas ainda sim presentes) e ainda com uma pitada de drama, esse é livro ideal. De leitura leve e boa escrita, Keren David me conquistou e sem duvidas quero saber o que acontecerá com o Ty.

Avaliação: 4/5

"O mundo já tem gente má o bastante que pode feri-la sem que você machuque a si mesma."

Beijos,
Ká Andrade

9 comentários:

  1. Nossa, eu realmente gostei desse livro. Sério!!!! Parece tudo de bom, achei bem diferente a ideia e nossa... Agora fiquei curiosa, mesmo mesmo mesmo! Realmente adorei o_o
    Fora que sua resenha ficou muito bem feita *-*

    Beijos, Mayara
    Recordando Palavras
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como a capa engana não é? Eu jamais leria esse livro olhando para a capa. Mas lendo sua resenha achei bem interessante. Anotei aqui.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Devo concordar com a Sil que comentou antes, não gostei da capa, mas como dizem não podemos julgar os livros pela capa, eles nos surpreende.
    Adorei a resenha, lendo ela eu leria com certeza.
    Muito verdadeira a frase.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. To louca para ler esse livro desde quando a NC lançou ele!
    me desanima um pouco essa parte dos drama adolescentes, mas todo resto me anima muito *O*
    Sem contar que achei a capa linda e só por ela já queria hahaha

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    O livro parece ser bem interessante, mas por ser uma série não é minha prioridade de leitura no momento. Não quero começar nenhuma série nova no momento.

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar uma coisa, que fique só entre nós: geralmente me decepciono com os livros da NC.
    São poucos os que realmente gosto, por isso me surpreendi com sua resenha super positiva e confesso que me interessei pela trama narrada na obra. Gosto de livros assim e espero não me decepcionar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O livro tem uma premissa bem bacana,
    apesar da capa não ser muito atrativa me interessei pelo enredo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro tem uma premissa bem interessante, aborda um assunto que gostaria de saber mais, no entanto vou deixar passar a leitura por se tratar de sua série (tentando a todo custo fugir delas no momento). Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Viu o trailer-book desse livro? Acho que é mesmo demais, principalmente por que os livro da Novo Conceito sempre me impressionam de alguma maneira, sem contar que também gosto bastante das capas deles.

    Adorei a premissa do livro, quero mesmo ler.
    Um abraço,

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir