sexta-feira, 14 de março de 2014

A teoria de tudo - J. J. Johnson

Autora: J. J. Johnson
Editora: Nossa cultura
Número de páginas: 340
ISBN: 978-85-8066-121-7
Sinopse: Mesmo que todo mundo pense que você tenha superado um problema não significa que isso, na realidade, já aconteceu. Ano passado, Jamie, a melhor amiga de Sarah, morreu devido a um terrível acidente. Naquela ocasião todos se entristeceram; agora consideram que é melhor Sarah esquecer o que se passou e seguir em frente. Mas Sarah não segue em frente porque não consegue deixar de reviver o que aconteceu. Ainda se debate com o sentimento de culpa. Questiona o sentido da vida. E sente falta da melhor amiga. Suas notas estão despencando, os relacionamentos se desfazendo e seu jeito normal de se expressar agora tem um tom sarcástico. Num último esforço de resolver a situação, Sarah torna-se amiga do irmão gêmeo de Jamie, Emmett, talvez a única pessoa que a compreende. Quando começa a trabalhar para um sujeito excêntrico, Sarah afinal passa a entender quais são os cabos que nos conectam, a perceber o benefício de dar às pessoas uma chance, e o poder do amor.


 Algum dia eu li a sinopse desse livro no Skoob, e me interessei na hora. Aí, na semana passada, eu estava andando pela livraria e me deparei com ele. A contra-capa dele é bem divertida, e eu estava a procura de algo leve pra ler, então trouxe pra casa. Nas primeiras páginas eu já reparei (porque tinha esquecido como era a sinopse dele) que era uma história sobre uma menina cuja melhor amiga havia morrido. Pois é.

 Mas continuei a leitura, e descobri que é, sim, um livro divertido. Por incrível que pareça, já que trata de um assunto tão pesado. Nos momentos em que a Sarah fala sobre a melhor amiga e a forma que ela morreu, a autora conseguiu transcrever toda a tristeza da personagem, e tive sensações ruins quase físicas. No entanto, as outras passagens do livro - os momentos dela com seu namorado, com sua amiga, com seu irmão e sua cachorra, por exemplo - chegam a ser até engraçados.

 Gosto da ideia do livro ter três capas diferentes, gosto do nome do livro e também dos gráficos, tabelas e desenhos no início de cada capítulo. Eles deixam a história ainda mais envolvente, que é o que mais gostei no livro. Os capítulos são todos interessantes, sem nem um pouco de enrolação, então cada vez que eu parava de ler ficava com vontade de ler mais um pouco, para saber o que ia acontecer e também porque a narrativa é muito divertida.

 Eu daria cinco estrelas para o livro, não fosse por dois pontos negativos. Primeiro, diria que a autora pecou um pouco na falta de verossimilhança: os acontecimentos no começo do livro me fizeram dar risada e pensar "ah, jura?!", mas aos poucos tudo se normalizou. Também não adorei o final, não porque tenha sido ruim, mas esperava que ela concluísse uma questão que ficou mais ou menos em aberto.

 Em suma, é um livro triste e divertido ao mesmo tempo, do tipo que recomendo para qualquer um!

Avaliação: 4/5

Beijo,
Ná Mazzilli

6 comentários:

  1. Eu acho esse livro tão bonitinho, a capa é linda e por dentro é cheio de desenhos e gráficos legais. Legal que a história é divertida, por mais que se trate de uma temática mais triste, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!

    Uma coisa que adorei na sua resenha, foi que você deu ênfase as qualidades do livro, embora pelo o que você falou, tenha tido pontos negativos bem consideráveis na hora da avaliação final, mas você não focou em criticar o autor, como muitos blogueiros fazem e estes acabam se esquecendo que existe a parte boa do livro. Você está de parabéns, Ná! A sinopse me interessou muito também, adoro histórias dramáticas hahaha. Vai entrar para a minha lista de desejados, com certeza <3

    Beijo, Joyce.
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, que delícia ler um comentário assim!
      Muito obrigada pelo carinho, Joyce... Leia sim, o livro é mesmo muito legal x)
      Beijinho.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ná primeira vez que vejo algo sobre esse livro. Uma história triste e divertida ao mesmo tempo é algo difícil de encontrar, ainda mais quando isso consegue sem bem desenvolvido. Uma pena que ele não foi 100%, é muito ruim quando o final decepciona.
    Um livro bem interessante e que despertou minha curiosidade.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir