quarta-feira, 25 de julho de 2012

Just listen - Sarah Dessen

Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol
ISBN: 9788536809007
Número de páginas: 308
Sinopse: Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.




 No aniversário da Sarah Dessen, alguns blogs se juntaram e fizeram a Semana Dessen que, obviamente, incluía posts em homenagem á escritora. Eu já tinha esse livro na fila de leitura e, claro, fiquei muito empolgada para ler. Então, há alguns dias, eu finalmente comecei. 

 A escrita de Dessen é fácil e envolvente, mas não é tão rápida como, não sei, a Meg Cabot. Ela conseguiu incluir temas polêmicos e verdadeiros dentro da história sem torná-los pesados ou tirá-los a devida seriedade. A autora criou personagens reais e, na verdade, tão reais que me desagradaram. Tanto o Owen, que eu achei chato quanto a Annabel, que evidentemente tem problemas de personalidade. No entanto, os personagens secundários me agradaram muito - especialmente Kristen e Whitney, as irmãs de Annabel.

 Gosto de histórias que nos fazem pensar e essa é uma delas. Em alguns parágrafos apenas de reflexões da personagem, eu me pegava pensando em situações parecidas com as quais não soubera lidar. Dentre essas reflexões, estão pequenas lições que especialmente nós, jovens, ainda estamos aprendendo. Mas elas não estão lá como a moral de um livro infantil. Elas estão sutilmente inseridas como se a autora dissesse "tudo bem, eu sei que tudo é muito difícil e chato ás vezes, mas não talvez seja tão complicado quanto parece".

 No entanto, e pode ser que eu mude de ideia depois de pensar mais sobre o livro - o que me acontece muito -, eu não acho que ele mereça cinco estrelas. A história é maravilhosa e a escrita de Sarah também. Mas, além dos personagens principais terem me irritado (e provavelmente por causa disso), eu não conseguia ler dois capítulos seguidos sem precisar parar um pouco. Talvez eu só não tenha começado pelo melhor livro da autora. Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, já que minhas expectativas estavam altas. Ainda assim, é um livro que não pode deixar de ser lido.

Avaliação: 4.5/5

"Mas eu começava a entender que não existia essa coisa de absolutos, nem na vida, nem nas pessoas. Assim como Owen disse, era dia a dia, talvez momento a momento. Só o que você podia fazer era aguentar o máximo de peso possível. E se você tiver sorte, há alguma outra pessoa perto o suficiente para lhe dar apoio."

Beijos, 
Ná Mazzilli 

2 comentários:

  1. Oi Ná!

    Esse é um livro da Sarah que eu tenho MUITA vontade de ler! E a sua resenha só aumentou essa vontade, mesmo com as suas críticas. A sua resenha ficou ótima!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou muito curiosa com essa autora, ainda não li nada dela, mas será uma das minhas próximas leituras. Beijinho

    ResponderExcluir