domingo, 7 de outubro de 2012

Malas, memórias e marshmallows - Fernanda França

Autora: Fernanda França
Editora: Rai
ISBN: 9788581460147
Número de páginas: 320
Sinopse: "Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro."




 Aí vai uma dica para as fãs de Paula Pimenta: para mim, o estilo da história da Mel é muito parecido com o estilo da Fani. É claro que existem muitas diferenças no enredo, mas o que quero dizer é que a Fernanda tem um estilo de escrita simples e gostoso como o da Paula. Do tipo de narrativa que te faz querer ler mais um pouco e mais um pouco até acabar o livro.

 Essa é a história sobre uma moça um tanto quanto mimada que, num momento muito ruim, se vê diante da perspectiva de realizar o seu maior sonho: viajar pelo mundo. A autora nos leva a conhecer cidades diferentes, pessoas diferentes, situações novas que a Mel vai viver que nem sempre são boas, mas as fazem amadurecer cada dia um pouco mais.


 Também como a Paula, Fernanda coloca mil obstáculos e indas e vindas para um romance que o leitor já sabe que vai dar certo e isso me incomoda muito, mas o restante da história compensou. Principalmente porque o mocinho do livro (e não vou contar quem é, hehe) é muito, muito fofo. Em momento algum achei o desenrolar chato e muito menos previsível, muito pelo contrário: fiquei bastante surpresa em diversos momentos.

 O livro tem pequenas referências com que nós, brasileiros, podemos nos identificar (tipo o brigadeiro de colher da Mel) que torna tudo mais gostoso. Além do mais, traz boas reflexões sobre nosso dia-a-dia e sobre a maneira como encaramos os sonhos e o amor. E, como se não bastasse, é muito fofo.

Avaliação: 4/5 

"Amar, naquele momento, me parecia o brinquedo calmo da montanha encantada de que eu tanto gostava quando era criança. Um barco em águas calmas, mas com pequenas surpresas a cada passagem. Eu me recordo de ficar de olhos abertos e admirada com o colorido dos cenários a beleza dos personagens." 

Assista ao teaser do livro.
Beijo,
Ná Mazzilli 

4 comentários:

  1. Já li uma resenha sobre esse livro que havia me deixado com o pé atrás, não era muito positiva e acabei não sentindo nenhum interesse pelo livro mas agora com a sua resenha fiquei até com vontade de ler, talvez o livro seja melhor do que eu imaginava (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livros assim. "Assim como?" Assim!
    Quero dizer, viagens, sonhos, novas experiências, etc. e tal. Além disso, a capa ficou ótima com essa colagem de fotos. *-*
    Está aí um livro que tá quase entrando na minha lista (para não dizer que já está lá).

    Beijos.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro livros assim, Anna!
      É bom ver quanta coisa a gente ainda pode viver, né?
      Hahah.

      Beijos, Ná Mazzilli.

      Excluir
  3. Ná,
    Obrigada pela linda resenha e pelo carinho!
    Esse ano relançaremos 9 Minutos com Blanda e em 2013 tem a continuação de MMM ;o)
    Um grande beijo e alegrias!
    Fernanda França.

    ResponderExcluir