sábado, 17 de agosto de 2013

Top 5 - Primeiro semestre [2013]

Olááá!

 Sei que agora já estamos em Agosto, mas eu vi o vídeo da sobre as melhores leituras do primeiro semestre de 2013 do Henri e achei que seria uma boa ideia elencar as minhas também. Considerei só os livros que eu li até o final de Junho, porque daí dão 6 meses certinhos. Quando fui fazer essa lista eu reparei que a) estou lendo bem menos livros. Eu costumo ler 50 livros por ano e esse ano provavelmente não vou passar dos 40, mas é compreensível porque vestibular blá blá blá.

 Mas a outra coisa que reparei é que b) eu li poucos livros ótimos. Não sei se é por conta da falta de tempo, que me fez ler somente livros "obrigatórios" (por conta do desafio ou das parcerias com editoras) ou se é porque eu estava tão cansada que acabei achando tudo chato. Também pode ser que eu esteja em uma crise existencial literária, porque já não tô gostando do estilo de livro que eu gostava antes. Sei lá. Mas eu li alguns bons, então vamos à eles!



Extraordinário - R. J. Palacio
Fiz resenha sobre ele já. É um livro que me surpreendeu de um jeito bom porque traz uma história um pouco previsível, mas a narrativa é ótima e muito sensível. Pretendo reler algum dia.


Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe
Escrevi uma resenha cheia de amor sobre ele. É um clássico, é maravilhoso, romântico e incrível. Acho que ele valeu pelo primeiro semestre, de tão bonito que é. Todo mundo deveria ler.


A valsa dos adeuses - Milan Kundera
Não adianta, eu amo esse autor. A história, em si, não tem nada de muito inovador ou intrigante, mas a poesia com que ele narra e as reflexões que elabora no decorrer do livro são incríveis. Fiz uma Nem tão teen sobre o autor.


A bolsa amarela - Lygia Bojunga
Eu tinha lido esse livro quando era bem pequena e me lembro de ter ficado encantadérrima, parecia que a autora que estava me lendo. Esse ano, tive a sorte de ganhar um exemplar de presente de uma amiga - obrigada, Alice! - e reli. Continua incrível! Quero reler mais vezes ainda porque é puro amor. 


A revolução dos bichos - George Orwell
Já fiz resenha sobre ele. É um livro surpreendentemente fácil de ler, mas com uma carga muito grande. Me fez refletir bastante sobre o ser humano e as relações de poder. Aliás, na onda de protestos que estão tendo, me peguei pensando sobre a história e garanto que é assustador o quanto se parece com o mundo em que vivemos.


E vocês, quais foram os melhores livros que leram até agora?

Beijos,
Ná Mazzilli


Ps: para ver todos os livros que tenho lido no ano, clica lá na Lista de leituras 2013!

6 comentários:

  1. Gente que vergonha, não lembro muito bem dos livros que li esse ano, mais acredito que tenha sido uns 8... ou menos. Sendo que eu lia muito mais que isso o.o
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que li "A Bolsa Amarela" quando eu estava na 4ª série e eu amei também, pretendo reler um dia. Meu top cinco desse ano seria:

    01. O Pássaro - Samanta Holtz
    02. A Casa Das Orquídeas - Lucinda Riley
    03. Para Sempre (Os Imortais #1) - Alyson Noël
    04. A Cabana - William P. Young
    05. Beijada Por Um Anjo (#1) - Elizabeth Chandler

    Beijão e eu fiz top 05 no blog também!
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se vou fazer uma lista agora ou só no fim do ano... Acho que só no fim mesmo. Preciso ler Extraordinário e O sofrimento do jovem Werther!

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum desses livros
    mas parecem ser ótimos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum, mas quero ler o primeiro.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum desse, mas quero muito ler Extraordinário. Já me decide a não fazer nenhuma meta o ano que vem, pois estou com alguns pra ler na minha meta e não em animo a ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir