segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A walk to remember - Nicholas Sparks

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Grand Central
Número de páginas: 240
ISBN: 9780446608954
Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”



Sendo bem sincera, não sou fã de Nicholas Sparks. Já li alguns livros dele e para mim, as histórias são muito parecidas de forma geral. Mas, sem dúvidas, dos livros lidos o meu predileto é esse aqui. A história do Landon e da Jamie é linda, linda e triste. Real. Para ensinar. Acredito que a maioria de vocês já conhece a história, mas vamos lá.

Jamie é totalmente impopular, meio nerd e inclusive um pouco esquisita - conhecida como a fanática religiosa da escola, ela guarda um segredo. Landon é o popular dos populares - garanhão, o bad boy da escola. 

Em um fatídico dia, eles se aproximam. Landon começa a conhecer uma Jamie que ninguém conhece. E Jamie, a garota quietinha, sabe de seu próprio potencial. Aos poucos, eles descobrem a beleza da proximidade e criam uma amizade que muitos desaprovam. Entretanto, Landon parece não se importar. Ele gosta de Jamie como ela é e isso os faz ficar ainda mais amigos. Em um dia, quando ele resolve à convidar para o baile, parecendo até meio excêntrica, ela o faz prometer que ele não irá se apaixonar. Rindo, ele promete. E não cumpre.

Quando vê, Landon já está apaixonado. Porém, Jamie tem um segredo que muda a vida dos dois. Que os faz crescer, como casal e como seres humanos. 

Não posso ficar falando muito, se não contarei a história toda. Esse livro vale a pena. É muito bonito e traz a mudança gradativa da personalidade do Landon que é muito interessante. É possível acompanhar de perto, principalmente pelo livro ser narrado por ele, todo o seu crescimento. De garoto, ele vira homem. Um homem de verdade, que constrói coisas incríveis para a mulher que ele ama.

"First you will smile, and then you will cry - don't say you haven't been warned." 

Avaliação: 5/5 

Ps: Quanto ao nível do inglês, achei fácil. Houveram algumas palavras que eu não sabia traduzir, mas peguei pelo contexto. Se estou lendo um livro em inglês, não fico procurando as traduções. Mas, mesmo assim, considerei a leitura tranquila. 

Beijos, 
Ká Andrade 

8 comentários:

  1. aiii eu AMO esse livro. Mas minha edição é da Novo Conceito. Esse é um dos meus livros preferidos do Nicholas e nem sei explicar porque. Acho que é sempre assim quando a gente gosta demais de um livro, né? Mas a história do Langdon e da Jamie é simplesmente linda demais. Tão pura, tão inocente... amei.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o livro mas amei o filme! É de arrepiar!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e gostei bastante. Em breve também postarei a resenha no blog. Realmente o que chama bastante atenção é a mudança de Landon!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante dos livros do Nicholas
    E esse parece ser tão bom quanto os outros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu li esse livro faz uns dias e não curti muito, Jamie é religiosa ok mas a personagem ficou muito boazinha no livro e no filme ela teve muita atitude alias a história em si foi muito triste.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ká!
    Eu li esse livro em português e amei, mas me acabei de chorar no final...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada pelos livros do Nicholas, li em português e amo a história.
    É simplesmente encantadora.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. As histórias do Nicholas Sparks realmente são muito parecidas e previsíveis. Eu gosto bastante de Um Amor para Recordar, é um livro com personagens jovens, o que não é muito comum nos livros dele. Contudo, esse é um dos poucos casos onde eu prefiro o filme ao livro.

    ResponderExcluir