quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A turma - Alissa Grosso

Autora: Alissa Grosso
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 286
ISBN:  9788582350591
Sinopse: O ensino médio está prestes a acabar, mas ela tem medo de perder tudo o que faz dela quem ela é. Até que seu grande segredo é descoberto…Este romance conta a história de Hanna Best, uma líder popular idolatrada e a estrela do ensino médio de sua escola. A turma existe por causa de Hanna, e tudo gira em torno dela, mesmo com o apoio incondicional das amigas Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia, além de Alex, seu namorado fofo, gentil e amoroso. Todos estão sempre lá para ajudar. As amizades, o colégio e a rotina são sua referência e segurança no mundo, mas essa vida está prestes a acabar com o fim do ensino médio, e isso é apavorante para a jovem. Porém as coisas começam a ruir bem antes, quando uma reviravolta revela o profundo e chocante segredo de Hanna, que só Alex conhecia.



  Comprei esse livro especialmente porque li em algum lugar que fazia o mesmo estilo de As vantagens de ser invisível, pelo qual sou apaixonada. Comecei a ler cheia de expectativa, e me decepcionei logo no início. A história é sobre a Hanna, uma garota muito popular que tem quatro amigas: a Sheila, a Olivia, a Gilda e a Patricia. Elas são todas muito diferentes entre si, mas fazem parte de um grupinho fechado e estão terminando o colegial.

 O problema foi que li esse livro justamente na semana da minha formatura, mas não me identifiquei nem um pouco. As personagens são muito superficiais no sentido de fúteis, mesmo, e falam muito sobre popularidade e ódio entre elas mesmas, por isso algumas cenas sérias me davam vontade de rir. O Alex, namorado da Hanna, é um moço meio tímido e completamente confuso. A escrita, no entanto, é muito fluida e envolvente, alternando a narrativa entre as meninas, e confesso que foi por conta dela que continuei lendo o livro.

 E também porque eu queria saber onde a autora ia chegar. Não quero dar spoilers, mas é suficiente dizer que ela criou uma trama tão doida que eu me perguntei seriamente se ela estava em sã consciência quando escreveu o livro. Mas foi bom ter continuado a ler, porque o final foi muito surpreendente. Muito. Surpreendente. Do tipo que te faz ler o livro de boca aberta, pensando "não acredito!"

 Por conta dessa revelação no final, o livro me arrebatou nas últimas 80 páginas e me fez ler de uma vez até a última frase. Não posso dizer que é um livro ótimo, no todo, porque acredito que um livro precisa ser bom do começo ao fim, e isso inclui a construção das personagens. Mas o final é, sim, incrível, e acredito que seja uma história que todo mundo precisa ler para tirar as próprias conclusões.

Avaliação: 4/5

Beijo,
Ná Mazzilli

PS: Voltei! Fiquei sumida o mês de Novembro inteiro, mas foi por conta dos vestibulares... Agora estou de férias porque acabaram as aulas, mas não sei em que ritmo vou voltar a postar, porque ainda tenho a segunda fase. No mais, a Nic e a Ká dão conta direitinho ;) Torçam por mim!

4 comentários:

  1. Ótima resenha! Ainda ñ conhecia esse livro, e fiquei curiosa pra ler, e também amei essa capa :)

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e vou acompanhar sempre :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Ná pensei que você tinha curtido bem mais a história por causa da nota 4, mas você parece ter encontrado bastante pontos negativos na histórias. Despertou bastante a curiosidade, queria saber que revelação foi essa.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha me interessado por esse livro, mas agora não sei, mas apesar de que você falou que o final vale a pena e a sua nota foi boa também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá =3.
    Tenho esse livro aqui, não sabia que o pessoa dizia que ele era parecido com As Vantagens de Ser Invisível, mas como gostei desse livro é bem provável que goste d'A Turma também. Geralmente não curto personagens superficiais, mas fiquei curiosa com a tal reveleção.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir