terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Desafio literário 2013: conclusão!

 Oi, pessoal!

 Lá em Janeiro eu fiz um post contando que ia participar, pela primeira vez, do Desafio literário. Na época pensei que seria difícil e também fiz uma lista dos livros que pretendia ler. Pois é, me enganei! Participar do desafio foi muito legal, porque me levou a ler autores que eu talvez não conhecesse, se não fosse por conta dele. E a lista, para ser sincera, foi praticamente ignorada, rs. Vou fazer um resumão com os links das resenhas, querem ver?

 O primeiro mês era Tema livre, então aproveitei que já tinha lido O zen e a arte da escrita, um livro muito bom sobre escrever e viver, e resenhei. Em Fevereiro, o tema era Livros que nos façam rir, então resenhei a história em quadrinhos do Tintim. O tema de Março era Animais protagonistas, e fiz uma leitura que estava adiando há tempos, de A revolução dos bichos, e da qual gostei bastante.

 Abril pedia Uma ou mais estações do ano no título e eu tive um contratempo que contei na resenha, mas acabei lendo O verão que mudou minha vida, uma delícia de história. Como em Maio o tema era Livros citados em filme, escolhi ler Harry Potter, que foi citado em O diabo veste prada, já que eu era a última pessoa no mundo que não tinha lido.

 O tema de Junho era Romances psicológicos, e foi meu preferido: li Os sofrimentos do jovem Werther, e se tornou um dos meus favoritos da vida! Em Julho, o tema era Cor ou cores no título, e fiz uma leitura que também estava adiando, de Branca como o leite, vermelha como o sangue, e adorei (inclusive pretendo reler).

 Para Agosto, o tema era Vingança, e nos últimos minutos do mês eu terminei de ler Carrie, a estranha, e tanto ler Stephen King quanto a adrenalina (acreditem, rs) de ler tudo de uma vez foram experiências boas. Setembro pedia Autores portugueses contemporâneos e eu li No meu peito não cabem pássaros, da série Novíssimos, que eu já queria conhecer, e gostei bastante.

 Daí que em Outubro o tema era Histórias de superação, que eu pensei que seria o mais fácil, mas foi a minha viagem de formatura e acabei não tendo tempo pra ler. Fiquei triste de ter falhado, mas em Novembro tive três vestibulares e não dei conta de ler livro nenhum, apesar de Livros que foram banidos também ter sido um tema que me interessava. Pra Dezembro o tema era Natal e eu pretendia ler Deixe cair a neve (do qual a Nic fez resenha), mas a formatura, as últimas provas da escola e segunda fase do vestibular acabaram me ocupando, e não tive tempo sequer de providenciar o livro.

 Foi isso! Eu me diverti bastante com o desafio e me surpreendi positivamente tanto com autores que não conhecia quanto comigo mesma para seguir os temas. É pena que no final tenha desandado, mas valeu a pena assim mesmo!

Beijos,
Ná Mazzilli

11 comentários:

  1. Que interessante, hein? Desafios são sempre bem legais mesmo...só não embarco em um porque tenho quase certeza que não conseguirei cumprir. kkkk
    Te desejo um Feliz Natal e ótimo Ano Novo
    Beijos
    Paloma Viricio- Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Esse desafio parece super legal e não tão difícil quanto alguns que vejo por aí. Mesmo assim não acho que conseguiria participar, esses desafios me deixam com uma sensação de obrigação e isso meio que trava minha leitura.
    Mas que bom que você se divertiu, é isso que imoporta, né??

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns! Vc conseguiu ler bastante! Fim de ano é mesmo complicado, ainda mais para quem tem que prestar vestibular, mas o ano todo vc foi muito bem. Não participei desse desafio, pq meu blog tbm é novo né, mas adorei!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem?

    Esse ano eu tentei fazer um desafio, mas não consegui terminá-lo. Porque apesar do desafio, eu queria ler os livros quando me desse vontade, sem seguir uma ordem, sabe? Meio paradoxo, mas enfim... huahuahuahua. Que bom que vc se divertiu com o desafio =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. É realmente uma pena que o final tenha desandado, mas ainda bem que o restante valeu a pena, não é? \o/
    Só não entro nesses desafios porque SEI que não vai dar para eu ler. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Eu não costumo participar de desafios porque eu sou do tipo que raramente consegue cumprir, eu sei que não iria conseguir, o que é uma pena. Mas sou meio largada quando se tratam de metas.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa quase deu hein? Eu me atrevi e vou participar de um o ano que vem. Espero gostar bastante e conseguir terminar. Resolvi participar exatamente para ler o que não estou acostumada.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Também me propus a fazer um desafio literário 2013
    Mas não fui muito feliz, pois não consegui completar todas as metas
    Mas essa seu foi bem interessante

    ~* Boas festas ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal, acho bem legais esses desafios, mas nunca tentei.
    Gosto de ler sem metas hehe


    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho desafios literários bem interessantes, principalmente porque acabamos lendo livros que não escolheríamos por conta própria. Eu ainda não participei de um desses, mas acabo fazendo desafios comigo mesma haha.

    ResponderExcluir