quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Antes que eu vá - Lauren Oliver

Autora: Lauren Oliver
Editora: Intríseca
ISBN: 9788580570595 
Número de páginas: 358
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.


Olha, é realmente difícil falar desse livro pra mim. Eu sempre achei a morte algo muito complicado de se lidar e depois de terminar de ler Antes que eu vá fiquei pensando em mil e uma coisas e pude perceber que pequenos detalhes do nosso cotidiano podem fazer uma diferença tremenda. Enfim, vamos lá.

Sam tem uma vida perfeita. É popular, tem um namorado lindo e três melhores amigas maravilhosas. Mas, numa fatídica noite depois de uma festa no dia 12 de fevereiro, as quatro meninas sofrem um acidente e Sam morre. Porém, quando ela se vê no breu que acredita ser seu destino final, começa a relaxar e entender o que aconteceu, ela acorda com o despertador de seu celular. E está no dia 12 de fevereiro novamente.

A personagem, de apenas de 16 anos, passa por estágios diferentes. De negação, a raiva, medo e por fim compreensão. Conforme vai vivendo o mesmo dia diversas vezes, Sam aprende muito. Entende que talvez seu namorado perfeito seja um completo idiota. Que todas aquelas garotas que ela chama de 'vadia' ou as quias ela zoa seja por qualquer motivo, tem um coração, sentimentos e problemas muito reais.

Aprende, inclusive, que talvez suas amigas não sejam as melhores. Que elas falham muito, que por diversas vezes não são 100% verdadeiras com ela e etc. Mas, acredito que a maior lição que a Sam tira de todos esses dias, é que a vida é muito complicada e muito curta. Sabendo que está morta, ela vê o quanto perdeu e deixou pra trás.

Assim, quando ela acorda para aquele que é seu último dia, a jovem finalmente faz tudo certo. Tudo mesmo. Com um final arrebatador, Lauren me prendeu, surpreendeu, me fez chorar e refletir. De uma escrita maravilhosa à personagens que eu jamais vou esquecer. Finalmente, em seu ultimo dia "de vida" é que Sam aprende a viver.

Avaliação: 5/5

"TALVEZ você possa ser dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará a sua vez."

Ps: Leiam, gente, é lindo! Entrou pra minha lista de prediletos!

Beijos,
Ká Andrade

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ká! Estou ansiosa para ler Antes Que Eu Vá! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Esses livros que nos fazem prestar atenção em cada pequeno detalhe do nosso dia-a-dia... São realmente maravilhosos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, esse livro me parece lindo!!! Está na minha listinha faz tempo, amei a resenha e fiquei com muita vontade de ler, pois a temática é ótima :)
    Beijos!
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir