quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jogo da Velha - Malorie Blackman

Autora: Malorie Blackman
Editora: Galera Record
Número de páginas: 466 
ISBN: 9788501077097 
Sinopse: Um Romeu e Julieta em preto e branco, Jogo da velha, de Malorie Blackman, é um thriller chocante, que revelou a autora como uma das grandes revelações da literatura britânica. Negro vira branco, branco se torna negro, e somente um fato é certo: supor qualquer coisa pode ser fatal. Em uma Inglaterra alternativa, a sociedade é dividida entre zeros, os brancos, e Cruzes, os negros. Aos zeros só é permitido estudar até um certo nível, eles precisam morar em lugares mais afastados e violentos, quase não alcançam representatividade política e quase nunca conseguem se tornar bem-sucedidos. Os Cruzes, por outro lado, são a classe dominante: mais rica, importante e privilegiada. Callum McGregor, de 15 anos, é um zero, filho da ex-governanta da família de Persephone Hadley. Filha de um importante político Cruz extremamente racista, cuja eleição a primeiro-ministro é tida como certa, Persephone cresceu em meio ao luxo e ao poder. Amigos durante a infância, Callum e Persephone se vêem crescendo em um mundo onde brancos e negros simplesmente não se misturam, e percebem que o amor que nasceu entre os dois só poderá continuar se ninguém descobrir. Depois que Callum consegue uma das pouquíssimas vagas para brancos na escola particular exclusiva de Persephone, tem início uma vertiginosa escalada da violência e a luta pelo amor que nasce entre os dois logo se mostra impossível de ser vencida. De um lado, laços familiares superficiais que só se sustentam nas aparências e no dinheiro; do outro, uma família tão afetada pelo racismo, pela dor e pela violência que acaba se desintegrando. A sociedade não consegue aceitar o amor entre zeros e Cruzes, mas Persephone e Callum recusam-se a esquecer o que sentem um pelo outro.


Ok, a sinopse é comprida e concordo que dá uma certa preguiça de lê-la inteira. Mas leiam, é sério. Bem como: leiam esse livro. Porque não existe outra palavra para descrevê-lo, se não espetacular.
Como disse para vocês no meu Novos na estante, minha irmã comprou esse livro por indicação de uma amiga (e de ter sido uma pechincha!) e POXA, QUE INDICAÇÃO! Estou mordendo minha língua  nesse momento, por ter dito que achava que a autora tinha sido um tanto quanto não-criativa ao fazer uma história semelhante à de Shakespeare, porque apesar de elas se assemelharem em alguns aspectos, não é o que eu imagina que seria. Além disso, confirmando a predição que eu havia feito no vídeo, ele realmente entrou para a minha lista de favoritos. E motivos para isso não faltaram.
Em um país dividido socialmente entre "desbotados" e Cruzes, um fato que chamou minha atenção ao iniciar minha leitura foi: essa divisão é feita entre os brancos, chamados de zeros, e os Cruzes, negros. E temos uma situação inversa à realidade, ou seja: os negros é que estão no poder. Existe coisa mais genial? Achei esse pequeno fato, só ele, já válido a nos levar a refletir durante o livro todo. Mas a autora ainda me deu mais motivos para adorá-la, com uma história de amor bem ao estilo "Romeu & Julieta", entre Callum, um desbotado, e Sephy, uma Cruz.
Os dois eram amigos de infância, e mesmo depois de divergências entre seus pais, nunca conseguiram deixar de lado a grande amizade que nutriam um pelo outro. O livro começa com os dois ainda jovens, por volta dos 11 anos e ver a transformação desse sentimento, por um outro ainda maior, o de amor. Mas um amor proibido, devido às diferenças sociais. Muitas brigas e discussões acontecem entre os dois, por causa de suas diferentes classes, e para se manterem juntos, precisam aprender a lidar com tudo isso.
Se eu já estava amando o livro no começo, nada se compara ao meu sentimento por ele no final. Foi um dos desfechos mais incríveis que já li, e deu aquele gosto de "quero mais" deixado para o próximo volume, Duplo-fio. Sem falar na narrativa, capítulos curtos (do jeito que eu gosto!), intercalando os pontos de vista dos protagonistas, o que aprofundou a assimilação das dificuldades pelas quais os dois passavam.
Estou mega ansiosa para ler os dois outros volumes da trilogia! 
Espero que vocês, se tiverem a oportunidade, não deixem de ler esse livro ;)
"Não me odeie por tentar mudar o modo como as coisas são. Eu acredito em você, Callum. Você pode mudar o mundo, sei que pode. Mas não assim."
Avaliação: 5/5
Status: Favorito


Beijinho,
Nic Kloss

Um comentário: