domingo, 14 de outubro de 2012

Adormecida - Anna Sheehan

Autora: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9788563066480
Número de páginas: 272
Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.






 Recebi esse livro de parceria numa época muito ruim para leituras. Eu não estava conseguindo ler nada, além de que estava com a rotina muito corrida. Mesmo assim, depois que comecei a ler me interessei imediatamente, e da metade do livro pro final eu não conseguia parar de ler. Imagino que a história possa ser caracterizada como distopia, pois se passa num mundo com robôs invencíveis, telefones super avançados, viagens para Marte e carros inteligentes.

 A Rose é uma menina de 16 anos, mas na verdade está viva há 100 anos. Isso porque ela dormiu por mais de 60 anos em uma máquina que a fazia nunca envelhecer. Quando acorda, se descobre herdeira da empresa de seus pais, que cresceu horrores e atualmente tem o poder sobre toda a economia do mundo. Mais do que isso, ela precisa lidar com o fato de que seus adoráveis pais já morreram, o seu amor de adolescência já se foi também e, para piorar, há alguém tentando matá-la.

 Fiquei apaixonada pelo Otto, um menino que foi uma experiência da  empresa dos pais de Rose. Ele não consegue falar, mas é sensível, forte, inteligente e tem um papel muito importante na adaptação de Rose. Ela, ao contrário, é muito insegura. Tem medo de falar o que pensa, medo de pensar, medo de fazer qualquer coisa justamente porque, quando era criança, não tinha o direito de pensar por si só.

 A história é muito, muito surpreendente. Mais de uma vez a personagem descobriu coisas sobre o seu passado e sobre o seu presente que me deixaram de queixo caído. E ela teve que aprender não só a viver nesse novo mundo e se salvar do assassino, mas a lidar consigo mesma e seus sentimentos. Gostei muito do livro, achei instigante e recomendo para quem gosta desse tipo de leitura.

Avaliação: 4/5
Beijos, 
Ná Mazzilli

2 comentários:

  1. achei legal apesar desse nao ser meu tipo favorito =)

    ResponderExcluir
  2. Oláá!
    Deve ser uma leitura realmente maravilhosa e o livro já está na minha lista de desejados!
    Beijoo!

    ResponderExcluir